24 de julho de 2015 as 11:11 / Educação, Sem categoria

Capacitação sobre Gestão encerra a semana de Treinamento das Equipes Diretivas

Mais de 20 horas de capacitações e treinamentos estão fazendo parte da agenda das professoras e integrantes das Equipes Diretivas da Rede Municipal de Ensino.

Nos dias 21 a 24 de julho, as Equipes Diretivas receberam um treinamento de 12 horas sobre Gestão de Pessoas e um treinamento de 08 horas sobre Gestão Financeira.

DSC00065

O treinamento sobre Gestão de Pessoas, foi ministrado pela professora Sandra Citolin, e aconteceu em forma de diálogo, sendo uma oportunidade das diretoras expor as realidades vividas em cada escola. Já a capacitação sobre Gestão Financeira foi ministrada por Dulce Weber, Diretora da Escola Estadual Érico Veríssimo da cidade de Carazinho.

A administração escolar não envolve somente gerir estrutura, prédios e sistemas, mas também trabalhar e administrar pessoas, sendo essa uma das mais importantes funções das equipes diretivas. Cabe também ao líder a tarefa-chave de recrutar, treinar, motivar e reter os bons profissionais e identificar e afastar os maus.

A qualidade da liderança é um atributo decisivo do sucesso de qualquer organização, seja ela um time de futebol, uma empresa ou um país. Em educação, não é diferente: a administração escolar – tanto no nível das secretarias quanto na direção de uma escola – é o terceiro item fundamental na melhoria do nosso ensino.

Os gestores receberam diversas dicas de como manter o orçamento em dia, como buscar parcerias junto a empresas privadas e membros da comunidade que possam ofertar trabalhos voluntários par otimizar os recursos, entre outras. Também foram incentivados a realizar prestações de contas junto aos pais dos alunos, o que além de manter a transparência na gestão, aproxima as famílias da realidade financeira da escola.

“Nosso compromisso é investir na educação e para isto é necessário investir na qualificação do gestor que trabalha direto na escola. Certamente estas equipes diretivas estarão mais preparadas para os desafios escolares”, comentou Griselda Blau, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo.