30 de outubro de 2012 as 10:25 / Saúde, Sem categoria

Outubro Rosa

Outubro Rosa, evento que reforça a importância da prevenção do Câncer de Mama, está mobilizando ações de alerta e combate a doença com a realização de atividades pelo mundo todo.

A Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque no mês de outubro, através de Lei Municipal de autoria do Vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, intensificou suas atividades em relação a esse assunto, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Foram realizadas salas de espera, roda de conversas nos grupos de mulheres orientando como realizar o auto-exame das mamas e também na coleta de citopatológico durante o mês e  nos  sábados pela manhã proporcionando acesso àquelas mulheres que trabalham.

Muitos não sabem, mas o câncer mais comum no mundo e mais freqüente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhões de novos casos e responsável por 411.093 mortes a cada ano,  é o de mama.

Essa doença acomete as células da mama e a maioria está presente nos ductos mamários (tubos que transportam o leite até os mamilos). Os restantes dos cânceres de mama são aqueles que começam nas glândulas, chamados lóbulos mamários ou em algum tecido de sustentação da mama.

É importante lembrar que esse tipo de câncer também se manifesta em homens, mas numa escala bem menor. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, para cada 100 casos, um é masculino.

A Secretaria da Saúde lembra que as mulheres devem estar sempre vigilantes e fazer mamografia anualmente, o auto-exame das mamas mensalmente e em caso de detecção de qualquer anormalidade procurar urgentemente um profissional da saúde, pois 95% dos casos têm cura se forem diagnosticados e tratados com agilidade.