21 de julho de 2015 as 10:48 / Educação, Sem categoria

Alunos Conectados é o tema da Formação para Professores

Educar sempre foi um grande desafio. Conforme o tempo passa, novas barreiras e problemas são apresentados aos pais e professores, que precisam, constantemente, renovar os métodos, adaptando-se assim às novas realidades e demandas que surgem. Atualmente, um dos desafios mais discutidos refere-se aos comportamentos e condutas desencadeados por um mundo cada vez mais digital.

Com o objetivo de capacitar professores a enfrentar esta era, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto iniciou nesta segunda-feira (20), no centro de Eventos Balão Mágico, a formação de professores com a palestra “Nativos da Era Digital: Afetos, Valores e Outras Conexões”, ministrada pelo psicólogo Ricardo Valente. O evento também contou com a apresentação da oficina de violão da Casa da Cultura.

DSC00006

Mais de 100 professores, pais e alunos da Rede Municipal de Ensino, da Escola de Educação Especial Jesus de Nazaré e os professores da ASBAM participam da palestra. A formação faz parte do Projeto “Nesta Escola a família também estuda!”, em parceria com o COMDICA –  Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Ricardo Valente, psicólogo e consultor, abordou suas ideias sobre como trabalhar com alunos conectados, ágeis, inquietos, comunicativos, mas, muitas vezes, desinteressados dos temas da escola e desmotivados para aprender os conteúdos tradicionais. O palestrante também destacou a importância das emoções e da humanização diante da era digital e o uso das ferramentas digitais disponíveis para fortalecer tais conexões.

DSC00018

O evento também contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer e da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau.

“Cada vez mais os alunos estão dispersos na sala de aula, o que traz maior dificuldade para qualquer professor em fixar o conteúdo e torná-lo atrativo, uma vez que o aluno sempre está conectado. Acreditamos que esta formação irá ajudar nossos professores na sala de aula, a saber lidar com estes desafios”, comentou a Secretária de Educação, Griselda.