22 de junho de 2015 as 13:52 / Desenvolvimento, Sem categoria

Comitiva participa do Fórum de Desenvolvimento

Na última quarta-feira (17), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, acompanhada da Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen e dos Agentes de Desenvolvimento Jaqueline Dreyer e Roberto Barbosa, participaram do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimentismo Econômico em Passo Fundo.

O evento promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) se estendeu até a quinta-feira (18) e contou com a presença de aproximadamente 200 Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Agentes de Desenvolvimento, Prefeitos e Vice-Prefeitos.
A etapa estadual da Região Sul contou com apoio e coordenação da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e do governo municipal de Santa Maria.

O objetivo central do Fórum é a aproximação das lideranças municipais para compartilhar práticas em desenvolvimento econômico e o fortalecimento das secretarias de desenvolvimento econômico nos municípios, bem como oferecer um espaço para expor ideias que possam ser aplicadas em busca de melhorias no ambiente legal para o Microempreendedor Individual, as microempresas, as empresas de pequeno porte e o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da econômica local.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o Fórum foi o maior do Brasil. “Tivemos sucesso absoluto com superação da expectativa de participantes, que dobrou. Formalizamos o Fórum e definimos a Comissão Executiva Estadual, com a escolha de 10 representantes titulares e 10 suplentes. Esses líderes são responsáveis pelos fóruns regionais que serão feitos, a fim de estabelecer diretrizes de cada região e formar um documento único”, explicou.

As regiões foram divididas conforme as regionais do SEBRAE, para facilitar os trabalhos. A partir dos encontros estaduais de cada estado, os fóruns regionais buscam delimitar as necessidades mais específicas. Após o trabalho, as ações culminarão na etapa nacional.

Os trabalhos do primeiro dia foram abertos com o Secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Três Rios, Anderson Marques Assumpção, que abordou o tema “Cidade Empreendedora: o desenvolvimento como prioridade da gestão municipal”. Na parte da tarde, realizaram suas apresentações o Presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Igor Alexandre Clemente de Morais; o Coordenador da Assessoria Técnica da SEMA, Valtemir Goldmeier; o Diretor de Promoção de Investimentos e da Sala do Investidor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Adriano Boff; o Presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, o Deputado Estadual Tiago Simon; o Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE, Alessandro Machado; o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Valter Viana; o representante do CODEM do município, João Ricardo Tonin e o prefeito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp Martins.

No segundo e último dia de encontro, os participantes contaram com as explanações do Secretário de Desenvolvimento do Estado, Fábio Branco, e do Secretário de Passo Fundo, Carlos Eduardo. Para encerrar o cronograma de atividades, uma City Tour Empresarial foi realizada.

Fonte: Prefeitura de Passo Fundo.