A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
05 de abril de 2012 as 11:29 / Saúde, Sem categoria

Dia 7 de Abril: Dia Mundial da Saúde

O ser humano foi criado por Deus como um organismo global, um todo que funciona em perfeita harmonia entre suas partes e deve ser atendido em sua totalidade, para que tenha saúde. Assim, é importante que você conheça como ele é constituído. Ele é constituído de corpo, mente e espírito. Cada uma destas partes têm suas necessidades próprias, que você precisa atender e cuidar bem. Se uma das partes estiver mal cuidada, o organismo todo estará prejudicado. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que determinam o que é melhor, e não de acordo com a vontade ou o gosto de cada pessoa. Este é o grande problema que têm causado muito prejuízo e sofrimento às pessoas: fazer o que é gostoso (e não o que é correto, melhor e saudável) criando hábitos de vida prejudiciais, que provocam doenças. As necessidades mais importantes do corpo são: 1- Sol e ar 2 – Água 3 – Alimento 4 – Exercício 5 – Repouso 6 – Higiene. Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Não simplesmente a ausência de doenças ou enfermidades. 

VOCE JÁ VERIFICOU A SUA PRESSÃO ARTERIAL?

VOCÊ COSTUMA FAZER EXAMES LABORATORIAS PERIÓDICOS ?

VOCE SABE QUAL A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE NO BRASIL?

Conforme registros do ministério da saúde as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% dos óbitos dos brasileiros, sendo a causa mais freqüente de morte e está diretamente relacionada ao estilo de vida de cada pessoa.

As doenças cardiovasculares, a hipertensão , diabetes e o câncer são as principais doenças não transmissíveis que geram o maior numero de mortes prematuras, perda da qualidade de vida e alto grau de limitação das pessoas nas suas atividades de trabalho e lazer, além de causar um impacto econômico negativo para as famílias. No Brasil 30% das mortes são causadas por doenças cardiovasculares.

No entanto a equipe de profissionais da saúde da secretaria municipal da saúde de Não-Me-Toque desenvolve vários grupos de apoio como reeducação alimentar,  hipertensos e diabéticos com acompanhamento da equipe multidisciplinar  afim de  orientar os pacientes  ,distribuir a medicação necessária para controlar a doença, realizar exames laboratoriais ( glicemia colesterol e trigliceridios) para melhor acompanhar a evolução da doença ou até mesmo definir um diagnostico precoce. A SMS disponibiliza 6 postos de saúde com profissionais habilitados para a verificação da pressão arterial e teste de rastreamento para diabetes.

Saiba um pouco mais sobre estes agravos e sua forma de prevenção:

Doenças cardiovasculares

 São doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, os vasos sanguíneos e o coração. Existem vários tipos de doenças cardiovasculares (acidentes vasculares cerebrais, enfarte de miocárdio, arritmia). Entre as mais comuns podemos referir o infarto do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, os AVC (acidente vascular cerebral).

Para prevenir o aparecimento destas doenças deve:

fazer exercício fisíco,

não exagerar nos temperos na comida,

não fumar; e não beber exageradamente,

controlar infeções que possam haver em qualquer parte do corpo.

Entre as suas principais causas contam-se a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool (ainda que estudos demonstrem um efeito benéfico no consumo moderado de bebidas alcoólicas) e tabaco. Por consequência, a melhor prevenção consiste em fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes e não fumar.

Diabetes mellitus

Consiste na alta concentração de glicose no sangue ,devido a uma deficiência do pâncreas em produzir insulina, a qual é responsável por manter o nível de glicose normal.

A tríade clássica dos sintomas da diabetes é poliúria (pessoa urina com frequência), polidipsia (sede aumentada e aumento de ingestão de líquidos), polifagia (apetite aumentado). Pode ocorrer perda de peso. Estes sintomas podem se desenvolver bastante rapidamente no tipo 1, particularmente em crianças (semanas ou meses) ou pode ser completamente ausente — assim como se desenvolver muito mais lentamente — no tipo 2.

Complicações da Diabetes Mellitus 

 A falta de controle da diabetes  tende a produzir aumento de substâncias gordurosas (lipídeos), acarretando uma aterosclerose (formação de placas nos vasos sanguíneos) acelerada. A aterosclerose é 2 a 6 vezes mais comum nos indivíduos diabéticos que nos não diabéticos e ocorre igualmente em homens e mulheres. A má circulação, seja através dos vasos sanguíneos pequenos seja através dos grandes, pode lesar o coração, o cérebro, os membros inferiores, os olhos, os rins, o nervos e a pele e, além disso, retarda a cura das lesões. Por todas essas razões, os indivíduos diabéticos podem apresentar muitas complicações graves a longo prazo. Os infartos do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais são as mais comuns.
A lesão de vasos sanguíneos do olho pode causar perda da visão (retinopatia diabética). A função renal pode ser comprometida, resultando em uma insuficiência renal que requer diálise.

Prevenção da diabetes:

A melhor maneira de prevenir a diabetes é ter um estilo de vida saudável. No caso do doente diabético, a educação é a melhor forma de prevenção. o diabético tem de conhecer a sua doença: causas, efeitos e riscos – imediatos e a longo prazo.
deve ser adquirido um novo comportamento até que este se torne habitual, isto é, até à criação do hábito com objetivo de manter os “níveis de açúcar” no sangue normais.

HIPERTENSÃO

 A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

– fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;
– além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, é maior entre mulheres acima de 50 anos, é maior em diabéticos;

Sintomas:

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Prevenção e controle:

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.

IMPORTANTE

  •  Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 

 

 

 

Em Não-me-toque conforme registros o numero de Diabéticos com Hipertensão é de 378. Sendo 207 do sexo feminino e 128 do sexo masculino. O numero de Hipertensos sem a Diabetes é de 1575, sendo 1044 do sexo feminino e 531 do sexo masculino. O numero de Diabéticos é de 43.

Estima-se que tenham mais casos não registrados por falta de cadastro no Hiperdia. O Hiperdia é um sistema informatizado que permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, captados e vinculados às unidades de saúde ou equipes de Estratégia de  Saúde da Família do Sistema Único de Saúde – SUS, gerando informações para profissionais e gestores das secretarias municipais, estaduais e ministério da saúde.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir