Drogadição e violência nas escolas são debatidos pela RAE
Na tarde de segunda-feira (11), na sala de grupos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) aconteceu a reunião mensal da Rede de Apoio à Escola (RAE). Participaram da reunião a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, a Secretária de Assistência Social Clereci Schenkel, o Juiz de Direito Márcio Monteiro, o Promotor de Justiça Leandro Bonatto e o Tenente da Brigada Militar Roberto Cardoso.
Na ocasião foram abordados assuntos relacionados principalmente à questão da drogadição e a violência vivenciada dentro do ambiente escolar. Buscaram-se orientações quanto aos procedimentos a serem adotados destacando a importância e o papel da rede interdisciplinar no contexto escolar, especialmente quando se trata de adolescentes que cometem atos infracionais.
Também foi explanado pelo Juiz Márcio Monteiro sobre a proposta de atuação nas abordagens de depoimento especial, quando ocorre abuso e/ou exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para tanto, tal depoimento será realizado na Delegacia da Criança e do Adolescente, em parceria com o município de Carazinho, por profissional capacitado e qualificado para a escuta.
A Secretária de Educação Griselda Blau aproveitou para estender o convite a todos para participarem do X Seminário “Não Jogue com a Vida” que acontecerá na quarta-feira 13 de maio, as 19 horas no Salão Cristo Rei. O Seminário terá como palestrantes os Psiquiatras José Ribamar Saraiva Junior e Guilherme Modkovski, com o tema “Intervenções baseadas no desenvolvimento da criança e do adolescente: uma solução possível para as dependências químicas”.