Felicidade e Satisfação com a vida é tema do III Fórum do Idoso
Na tarde desta segunda-feira (30), no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, aconteceu o III Fórum Municipal do Idoso, que contou com a presença da Prefeita Teodora B. Lutkemeyer; Secretária Municipal de Assistência Social, Clereci Schenkel; Coordenadora do CRAS, Sílvia Nemecek Loss; Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lori Steffen; Coordenadora da Sala dos Conselhos, Luciane Kissmann e Secretários Municipais.
O Fórum é uma realização do Conselho Municipal do Idoso e tem por objetivo debater e avaliar políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. Além de ser uma oportunidade de trabalhar um tema que busque a reflexão, este ano a temática escolhida foi “Felicidade e Satisfação com a vida na Terceira Idade”, a qual foi abordada através de uma palestra motivacional pela mestre em Envelhecimento Humano e Doutora em Enfermagem, Marilene Rodrigues Portela.
Se sentir feliz na terceira idade depende de vários fatores, mas principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e da sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações próprias do envelhecimento.
A palestra teve vários momentos de reflexão e ao salientar sobre a importância da felicidade e da satisfação, a Dra. Marilene Portela afirma que “A capacidade de poder realizar as atividades cotidianas, desde as mais básicas como alimentar-se, tomar banho e andar, até as mais complexas como administrar as finanças e realizar atividades de lazer, são fundamentais para uma vida plena e feliz. Precisamos ajudar o idoso a notar que cada tarefa simples que ele pode realizar já é um sinal de felicidade e satisfação”, comentou.
Mais de 100 idosos prestigiaram a palestra, dentre eles integrantes dos grupos da terceira idade e também acadêmicas de psicologia.
“Em nossa cidade, assim como no restante do país, o número de idosos está aumentando cada vez mais, o que demostra que existe mais longevidade e maior qualidade de vida. E para isto continuar acontecendo nos dias de hoje, não podemos aceitar que uma pessoa idosa viva em isolamento, temos atividades e grupos que renovam a vida e estes idosos tem todo o direito de participar”, destacou a Prefeita Teodora.