13 de dezembro de 2011 as 11:11 / Sem categoria

Representantes do Poder Público participam do Consocial

Uma comitiva de Não-Me-Toque – formada pelo prefeito Antônio Vicente Piva, pelo secretário de Gabinete, Pedro Fioravante Piva, pela agente de Controle Interno, Daniela Cardoso, pela secretária adjunta de Habitação, Nara Adams, e pela assessora jurídica da Câmara de Vereadores, Marlise Strhell – esteve participando da Conferência Regional de Transparência e Controle Social (Consocial), realizada no dia 5 de dezembro, em Tapera.

O evento, que reuniu representantes de 19 municípios, iniciou com uma apresentação do panorama político, econômico e social da região. A reitora da Unicruz, Elizabeth Dorneles, foi a mediadora da atividade, fazendo com que os presentes refletissem sobre até que ponto a sociedade está preparada para que efetivamente possa ter uma participação ativa em audiências públicas. E enfatizou que o Poder Público deve ser o principal promotor dessa interação, dando condições apropriadas de acesso à comunidade em geral, referindo-se à necessidade de simplificar as formas de intervenção em encontros que reúnem lideranças e a sociedade civil.

Quatro eixos temáticos foram elaborados para que os participantes da conferência elencassem demandas da região: “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”, “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle” e “Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”.

Cerca de 20 reivindicações foram apresentadas no relatório e serão encaminhadas para a edição estadual da Conferência, que acontece em março de 2012. Entre elas estão a propagação das informações sobre ações sociais, a inserção de discussões em escolas e a autonomia para gerenciamento de recursos financeiros.

Ainda no Consocial, houve a aprovação da nominata composta por 24 delegados que irão representar a região do Alto Jacuí na Conferência Estadual. No encerramento do encontro, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, apresentou um painel sobre a estrutura do órgão público, medidas cautelares adotadas no ano passado e a fiscalização das obras de estádios e aeroportos construídos e reformados para a Copa do Mundo de 2014.