Março, o mês contra o HPV
O Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde iniciou no ano passado a vacinação da HPV quadrivalente para meninas de 11 a 13 anos de idade, realizando em 1º de março de 2014 a primeira dose da vacina e em 01 de setembro de 2014 foi ofertada a segunda dose do esquema vacinal e complemento de esquema para aquelas que completaram 14 anos na ocasião da 2ª dose. Neste ano a vacina HPV é para as meninas de 9 a 11 anos de idade.
A vacinação contra HPV visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo, em Não-Me-Toque são 303 meninas.
População alvo
A população alvo prioritária da vacinação com a vacina HPV no ano de 2015 são as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade e de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose da vacina. Serão também vacinadas de maneira diferenciada as mulheres de 9 a 26 anos, 11 meses e 29 dias de idade vivendo com HIV.
A vacinação acontecerá de 1 a 31 de março e será desenvolvida nas unidades de saúde próximas as escolas para facilitar o acesso e melhor atender as meninas em caso de eventuais eventos adversos pós aplicação da vacina.
No dia 21 de março acontece o dia “D” na sala de vacinação do centro de saúde em horário de atendimento normal 7:30 as 11:30 e 13:00 as 17:00hs para oportunizar a aplicação da vacina. As meninas que não fizeram a segunda dose da vacina contra HPV no ano passado podem completar o esquema
A vacina está disponível na sala de vacinação do SUS junto a SMS em frente ao Mercado Cotrijal do centro, e conforme salienta a enfermeira Liliane Kraemer Erpen é imprescindível trazer a carteira de vacinação para o registro da dose da vacina.