A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
08 de julho de 2011 as 14:44 / Saúde, Sem categoria

4ª Conferência Municipal da Saúde é realizada nesta semana

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Não-Me-Toque organizaram a 4ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira, dia 07 de julho.

Pela parte da manhã, foi realizada uma palestra com a enfermeira especialista em Saúde Pública, a Dra. Bernadete Maria Dalmolin, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Victor Graeff. A abertura do evento contou com a participação de autoridades dos dois municípios, como o prefeito de Não-Me-Toque Antônio Vicente Piva e o prefeito de Victor Graeff Paulo Lopes Godoi. As secretárias de Saúde dos dois municípios, Bernadete Maria Mallmann Piva e Viviane Barth Meazza, o vereador Pedro Paulo da Rosa Falcão, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque, e o presidente da Câmara de Victor Graeff, Adilson Schuster, além dos presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde de ambos os municípios, Lisiana Anderson Ramos e Ivo Otto Schneider. Também, prestigiando o evento, esteve o assessor parlamentar Álvaro Luiz Ambros, representando o deputado Diógenes Bassegio.

A palestra, que foi realizada no auditório da Expodireto Cotrijal, enfatizou que ainda se enxerga a saúde pela ótica da doença. “Precisamos entender que a nossa saúde é resultado da nossa qualidade de vida”, enfatizou Bernadete Dalmolin, apresentando gráficos com as maiores causas de óbito em Não-Me-Toque e Victor Graeff. Em primeiro lugar estão as doenças do aparelho circulatório, o que poderia ser evitado se a população adotasse uma vida mais ativa, menos sedentária e longe dos vícios.

Após a palestra, foi servido almoço no restaurante do parque da Expodireto para os participantes não-me-toquenses, enquanto os victorenses retornavam ao município para dar sequência à própria conferência.

Durante à tarde, a 4ª Conferência Municipal da Saúde de Não-Me-Toque teve continuidade no próprio restaurante, onde foram formados grupos de discussão para debater sobre saúde e qualidade de vida, problemas relacionados à saúde no município e perspectivas futuras sobre o tema. Nove grupos foram formados e depois de reunidos, o relator de cada grupo leu as reivindicações dos mesmos para a formação da Carta da 4ª Conferência.

Ainda no decorrer da tarde, foram selecionados os delegados que deverão representar o município na Conferência Estadual da Saúde, em setembro. Felipe Sohne, Rosane Junges, Noeli D’Amaratt e Ofélia Görgen são os delegados titulares e como suplentes ficou Elira Elwanger, Rosane de Oliveira Dias, Maria Angélica B. de Oliveira e Otto Renato Loblein.

Antes do término do evento, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, Elemar Sand, que estava de passagem pela região, fez uma explanação sobre o atual quadro da saúde no país e no estado.

A secretária de Saúde de Não-Me-Toque, Bernadete Maria Mallmann Piva, agradeceu a participação de todos, lembrando que o envolvimento da comunidade é fundamental para o desenvolvimento da área. “Buscamos, dentro de nossas possibilidades, fazer o melhor para a população não-me-toquense e nada mais justo que a própria comunidade participar e opinar, para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho da melhor maneira possível”, declarou Bernadete.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir