22 de junho de 2011 as 11:33 / Sem categoria

8ª Cavalgada faz homenagem ao Ano da Holanda no Brasil

A tradicional cavalgada, que acontece todos os anos no município, teve um diferencial nesta edição: aproveitou o Ano da Holanda no Brasil para homenagear os imigrantes holandeses. Organizada pelo CTG Galpão Amigo e pelos Cavaleiros da Tradição, a 8ª Cavalgada contou com 89 cavaleiros de Não-Me-Toque e da região do Alto Jacuí.

Embora as atividades tenham começado na sexta-feira pela noite, quando os visitantes foram recepcionados no CTG Galpão Amigo, a abertura oficial da cavalgada aconteceu no sábado, dia 18, pela manhã. Na ocasião, o prefeito Antônio Vicente Piva, cumprimentou os participantes do evento, elogiando a iniciativa da realização da atividade. “É importante valorizarmos nosso folclore para que nossa cultura não se perca. E vocês estão mantendo nossas tradições vivas, com a realização da cavalgada, além de estarem homenageando o último povo que chegou em Não-Me-Toque e enriqueceu ainda mais a nossa história”, ressaltou Piva, durante a solenidade de abertura.

Além do prefeito, o secretário de Desenvolvimento, Jair Kilpp, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João van Riel, estiveram prestigiando a cerimônia, bem como a vereadora Gessy Trennepohl. Recebendo a homenagem da cavalgada, um dos representantes da Associação dos Holandeses, Willibrordus van Lieshout, esteve no local, falando um pouco da chegada dos holandeses em solo gaúcho. Participando da solenidade, também estavam o Patrão do CTG Galão Amigo, Jorge Celito Zuffo, a comandante dos Cavaleiros da Tradição, Letícia Van Riel, e o coordenador da 8ª Cavalgada, Rui Horst, dando boas-vindas aos visitantes.

Após a abertura oficial, os cavaleiros iniciaram o percurso que os levaria até propriedades dos imigrantes holandeses. Primeiramente, ainda na cidade, fizeram uma rápida parada no Jardim Paraíso na Terra, onde foram recebidos pelo casal Elisabeth Sander e Antonius Assink. Posteriormente, foram recebidos com um churrasco na propriedade de Adriana e Pedro van Riel, pais da comandante Letícia. E foi na propriedade de Geraldo Kok que os cavaleiros passaram a noite, em Bom Sucesso. No domingo, retornaram ao CTG, onde receberam troféus de participação.