A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
20 de junho de 2011 as 11:34 / Saúde, Sem categoria

88,86% das crianças menores de 5 anos receberam a gotinha em NMT

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi realizada no último sábado, dia 18 de junho, quando todos os postos de saúde do país estiveram abertos para a aplicação da gotinha.

Em Não-Me-Toque 814 crianças menores de 5 anos foram imunizadas contra a paralisia infantil, o que corresponde a 88,86% da população alvo. Segundo a enfermeira Liliane Erpen, o número é muito bom, visto que a meta é vacinar 95% das crianças desta faixa etária. “Falta pouco mais de 5% para atingirmos a média. Os pais que não trouxeram os filhos no sábado, tem ainda 15 dias para trazer as crianças até o Posto Central para receberem a gotinha”, salienta Liliane.

A secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva esteve acompanhando a vacinação juntamente com a Maria Gotinha, que recebeu carinhosamente as criança nos postos do município.

Em todo o Rio Grande do Sul o resultado da vacinação de sábado foi positivo. O número de crianças imunizadas contra a pólio foi de 467.622, o que equivale a 70,99% da população desta faixa etária. Para que as crianças de todo o país recebessem a gotinha, o Ministério da Saúde investiu 46,6 milhões na compra e distribuição de vacinas para imunizar 14,1 milhão de crianças menores de 5 anos em todo o território nacional. O investimento é fundamental para dar sequência ao saldo positivo: a paralisia infantil está erradicada, sendo que o último caso registrado da doença foi em 1989, na Paraíba.

 

Vacinação contra o sarampo

O Dia D contra a poliomielite também foi o início da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, para crianças entre 1 e 7 anos incompletos. Esta campanha, que teria início em todo o território nacional em agosto, foi adiantada em oito estados. Além do Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo começaram a campanha contra o sarampo no sábado e a mesma segue até dia 22 de julho.

O Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra o sarampo devido ao surto da doença na Europa, que conta com mais de 6,5 mil casos da doença. Os oito estados que tiveram a campanha adiantada foram escolhidos por três critérios: fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos. Só em 2011, 15 casos de sarampo já foram registrados no Brasil, sendo que cinco foram no Rio Grande do Sul.

Em Não-Me-Toque, 821 crianças de 1 e menores de 7 anos foram imunizadas, representando 75,6%. Ao todo, 265 crianças ainda precisam ser vacinadas.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, foi investido 146,7 milhões de reais na compra e distribuição de doses, agulhas e seringas, para atingir no mínimo 95% da população-alvo, que são 17.094.835 crianças em todo o país. Os estados que não começaram a campanha agora, devem iniciar a vacinação da tríplice viral no dia 13 de agosto, mesmo dia em que começa a segunda etapa de vacinação contra a poliomielite.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir