20 de maio de 2011 as 17:22 / Saúde, Sem categoria

Agentes de saúde aprendem a fazer o aproveitamento integral de alimentos

A Secretaria Municipal de Saúde e o Sindicato Rural de Não-Me-Toque, em parceria com o Senar/RS, realizou esta semana mais um curso para as agentes comunitárias de saúde do município.

Ministrado pela instrutora do Senar, a engenheira de alimentos Joelma de Fátima Rodrigues da Silva, de Ijuí, o curso foi realizado no pavilhão do Núcleo Habitacional Arlindo Hermes, entre os dias 18 e 20 de maio, e encerrou na sede do Sindicato Rural, no final desta tarde de sexta-feira.

Com o tema “Aproveitamento integral de alimentos”, a instrutora trabalhou conceitos básicos de nutrição, higiene, armazenamento e conservação dos alimentos, além de ensinar receitas práticas e nutritivas utilizando cascas, folhas, talos e cereais integrais.

A secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, esteve no encerramento do curso, agradecendo Joelma pela disponibilidade e dedicação ao ministrar o curso. As agentes entregaram um mimo para a instrutora, como forma de agradecimento, pois segundo elas o curso foi muito importante para o aprendizado das mesmas e para que elas possam repassar conhecimentos na área de nutrição para as famílias que visitam no município.

No final do curso, foi realizada uma sessão de degustação dos alimentos preparados durante os três dias, entre as integrantes do curso. Sorvete de leite de soja, croquete de proteína de soja, bolo de cenoura e de maçã e chimia de cascas de legumes e frutas foram alguns dos produtos servidos. E tudo estava uma delícia!