04 de maio de 2011 as 16:21 / Sem categoria

História e cultura do município atrai visitantes

No último sábado, dia 30 de abril, 16 senhoras do Grupo de Mães Rainha da Paz, de Sapucaia do Sul, estiveram visitando Não-Me-Toque. O motivo da visita, é que todos os anos há uma tarde de confraternização, denominada “Tarde da Arte” naquele município. Neste dia, todas as 14 entidades de Sapucaia do Sul organizam apresentações com base em algum tema cultural em específico, escolhido por cada grupo. Representantes do Grupo de Mães Rainha da Paz assistiram reportagens na TV sobre Não-Me-Toque e o Ano da Holanda no Brasil, bem como leram em jornais sobre o assunto. As festividades do ano comemorativo e a própria cultura holandesa, chamaram a atenção das integrantes do grupo, que vieram ao município aprender algumas das danças típicas, tirar o modelo da indumentária holandesa, além de saber mais sobre os símbolos e a cultura do país.

A visita foi agendada, e a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer – que também é descendente de holandeses – recepcionou as mulheres de Sapucaia do Sul. Primeiramente, foram conduzidas ao CTG Galpão Amigo, onde aprenderam passos de danças típicas com um dos casais que dança no Grupo de Danças De Tulp. Também estiveram na praça central do município, conhecendo as casas das etnias. Foram conduzidas à Acint, onde puderam apreciar a exposição de fotografias itinerante, organizada pela Administração Pública, com fotos de quando os imigrantes holandeses chegaram a Não-Me-Toque. Finalizando o passeio, o grupo de mães esteve na Casa da Cultura, onde puderam conhecer a história do município. Todas ficaram encantadas com a organização do município e com a consciência de preservação cultural que existe em Não-Me-Toque.

Antes de deixarem a Casa da Cultura, a vice-prefeita mostrou roupas típicas holandesas para que as senhoras pudessem fazer trajes iguais para utilizar no dia da apresentação, que deve ser em junho. Também emprestou um par de tamanco de madeira para que possa ser utilizado na festividade.

Teodora acompanhou o Grupo de Mães Rainha da Paz o tempo inteiro e disse estar muito feliz com a visita. “É muito bom receber pessoas que querem saber mais sobre o nosso município, cultura e história, bem como divulgar o que temos aqui. Temos orgulho de sermos não-me-toquenses e mais orgulho ainda em saber que o que é divulgado na mídia estadual sobre Não-Me-Toque são coisas boas e que atraem visitantes para o município” declarou a vice-prefeita.

O presidente da Associação Holandesa, Harrie Stapelbroek, também esteve acompanhando as senhoras e na Casa da Cultura Dr. Otto Sthal, a diretora de Cultura, Marisa Becker recepcionou as visitantes.