08 de abril de 2011 as 16:11 / Saúde, Sem categoria

Dois eventos marcam o Dia Mundial da Saúde em Não-Me-Toque

Aproveitando a data de 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma solenidade às 17 horas da última quinta-feira, para implantar oficialmente o horário estendido do posto central. Até então, o horário de atendimento à pacientes no turno da tarde era das 13 às 17 horas. Agora o horário será das 15 às 19 horas.

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Antônio Vicente Piva, a secretária de Saúde (e também primeira-dama) Bernadete Maria Mallmann Piva e demais secretários, os vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa e Gessy Trennepohl, além da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lisiana Anderson Ramos.

A secretária de Saúde Bernadete Maria Mallmann Piva declarou que este horário de atendimento deve facilitar as pessoas que trabalham, pois terão oportunidade de consultar sem precisar pedir dispensa no trabalho. “Além disso, com o preenchimento do horário entre 17 e 19 horas, esperamos ter um número reduzido de atendimento nos hospitais, que devem atender a partir de agora somente urgência e emergência, o que sempre foi a proposta. Porém, com a falta de atendimento médico neste horário, muitos iam aos hospitais para consultas” explicou.

Mas o horário estendido não é o único diferencial. O Posto de Saúde Central está com um cronograma de atendimento remodelado. Nas segundas-feiras, haverá consultas médicas pela manhã. À tarde, das 15 às 16 horas serão realizadas reuniões de equipe e, após, segue a sequência de consultas. Nas terças-feiras os médicos estarão fazendo visita domiciliar pela manhã e à tarde seguem às consultas normais. Ainda nas terças, haverá a realização de exames preventivos. Nas quartas-feiras haverá consulta domiciliar, realizada por enfermeira, no turno da manhã e pela tarde, uma vez por mês, serão realizadas reuniões com o grupo de hipertensos e diabéticos, além de haverem consultas médicas durante o dia inteiro. Nas quintas-feiras acontecerão as consultas de pré-natal e novamente serão realizados exames preventivos, pela manhã. À tarde, procedimentos cirúrgicos serão realizados, bem como consultas. E nas sextas-feiras haverá consulta médica referente ao desenvolvimento infantil (puericultura) pelas manhãs, além de exames médicos. As tardes serão dedicadas, novamente, a consultas médicas.

Ainda no Dia Mundial de Saúde, foi realizada uma palestra no Hospital de Caridade Notre Dame em parceria com a Secretaria de Saúde. O tema em foco – câncer de intestino e câncer de mama – foi explanado pelo Dr. Anaor Aguiar.