28 de março de 2011 as 10:45 / Sem categoria

Aumento real no salário dos servidores públicos municipais nos últimos dois anos é de 55%

Visando cumprir com uma das metas que foram destacadas em tempo de campanha eleitoral, a Administração Municipal divulgou esta semana que o salário dos servidores públicos teve um aumento real de 55% em média. Este percentual varia conforme a classe salarial em que o servidor se encontra (de 25% a 76%), num período de dois anos, frente a uma inflação de 16% na mesma época.

Em entrevista, a secretária de Administração, Noeli Machry dos Santos explica que o maior objetivo dos aumentos é a reposição salarial, principalmente dos servidores que possuem salários mais baixos. Neste sentido, a Administração Municipal vem realizando acréscimos reais desde 2009. “Em função da crise econômica de 2009, nós fizemos o reajuste salarial de 5,9% e repassamos um aumento de apenas 2,1%. Já em 2010, antecipamos a data base de abril para março, mês em que fizemos um reajuste salarial de 4,31%. Nesta mesma época, desempenhamos uma reclassificação de cargos e salários, o que representou um aumento real de R$60,00 a R$300,00, dependendo a classe em que o servidor estava enquadrado. Este acréscimo equivale, em média, 28% de aumento salarial”, destacou Noeli.

Este ano, novamente a data base foi antecipada de março para fevereiro, quando o salário passou por um reajuste de 5,9%. No mês de março uma nova reposição salarial foi efetuada. Desta vez houve um aumento real que ficou entre R$70,00 e R$180,00 – novamente, dependendo a classe em que o servidor está enquadrado – que representa um reajuste de 27% em média.

A vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer destaca que durante a campanha eleitoral o Sindicato dos Servidores dos Públicos Municipais havia solicitado e apresentado uma proposta para que a administração fosse fazendo uma recuperação salarial, além da inflação, de 5% ao ano. “Com todos estes dados divulgados, pode-se perceber que a recuperação salarial foi muito maior do que se esperava”, enfatizou Teodora, ressaltando que esta é uma forma de valorizar o servidor. “No ano de 2009, o piso salarial da prefeitura representava 57% do salário mínimo, que na época era de R$ 415,00. Hoje nosso menor salário é de 415,00, o que representa 77% do salário mínimo atual. Isto significa um ganho real de 20%” exemplifica.

Além do aumento dos salários, a Administração Municipal também investiu em outras vantagens, como no aumento do vale-alimentação, que em 2009 era de R$4,61 por dia trabalhado e hoje é de R$7,25 – um aumento de 58% nos últimos dois anos. As diárias, que há oito anos não eram reajustadas, tiveram uma reposição de 30%. Ainda em 2010, foi conveniado com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul e Santander a concessão de empréstimos consignados aos servidores, sendo que até a presente data já foi liberado em torno de três milhões de reais. Tal vantagem não existia até o ano passado.

A preocupação do Poder Público vai ainda além das questões econômicas, quando o assunto é o servidor. Uma série de cursos, capacitações e palestras vem sendo ministrados desde que a administração atual assumiu a Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque. Segundo Teodora, é importante sim valorizar o servidor, mas também é fundamental investir no desenvolvimento dele para que o contribuinte tenha um serviço de qualidade.