14 de março de 2011 as 22:09 / Sem categoria

Expodireto Cotrijal 2011 começa oficialmente

Começou hoje, dia 14 de março, a 12ª edição de uma das maiores feiras agrodinâmicas da América do Sul, a Expodireto Cotrijal.

A abertura do evento contou com a presença do governador Tarso Genro, do ministro da Agricultura Wagner Rossi, do presidente da Câmara de Deputados Marco Maia, do presidente da Assembleia Legislativa Adão Villaverde, bem como com a presença do prefeito de Não-Me-Toque Antônio Vicente Piva e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Gilson dos Santos. Ainda, representantes de entidades, federações, autoridades federais, estaduais, municipais e produtores estiveram prestigiando a solenidade.

Dando abertura à Expodireto Cotrijal 2011, o presidente da feira – e também da Cotrijal – Nei César Mânica destacou a importância que o evento tem hoje no cenário econômico estadual, federal e até mesmo internacional, pois é um dos maiores palcos da atualidade de debates sobre agricultura, pecuária, além de temas como o novo código florestal – que foi a questão levantada durante toda a abertura oficial da feira.

O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o relator do novo Código Florestal Brasileiro, foi o segundo a fazer uso da palavra. Durante o discurso, enfatizou que os agricultores sofrem com uma grande injustiça com o atual código florestal. Segundo ele, deve haver um equilíbrio entre a proteção ambiental – que fez questão de frisar que é necessária – mas que também se deve levar em conta a proteção de quem está produzindo.

O presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde (PT-RS), também falou sobre o problema, destacando que as metas do novo governo federal e estadual é enfrentar a fome e a miséria. “Investir no setor agrícola, a base da economia gaúcha, é fundamental” destaca Villaverde. Ainda o presidente da Câmara de Deputados, Marco Maia, ressaltou que a agricultura está cada vez mais desenvolvida, tanto no Rio Grande do Sul como em todo o país, e aproveitou para elogiar a iniciativa que os organizadores da Expodireto tiveram ao abrir espaço para a agricultura familiar.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Gonçalves Rossi, observou, durante o discurso, que em 40 anos o Brasil passou de uma economia agrícola atrasada para safras recordes. “Esse grande avanço no setor se deve ao tripé que dá sustentabilidade à agricultura nacional, que são: o produtor brasileiro, a incorporação da ciência e tecnologia e o apoio do governo” frisou o ministro.

O governador Tarso Genro também se posicionou a favor do novo código florestal. Na oportunidade, declarou que durante os próximos quatro anos o governo dará apoio incondicional ao setor agropecuário, mantendo o Rio Grande do Sul como o celeiro do país. Ainda aproveitou para parabenizar a Expodireto Cotrijal pelo pioneirismo empregado na feira.

O prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, disse se orgulhar muito em ter uma das maiores feiras agrodinâmicas da América Latina no município. “Esta feira mostra que o povo não-me-toquense é um povo com liderança, que tem diferencial. E é essa característica que faz com que nosso município se torne palco de grandes acontecimentos”, concluiu Piva.