11 de março de 2011 as 08:49 / Sem categoria

Videomonitoramento já é uma realidade em Não-Me-Toque

Após dois anos de intensas negociações, viagens à capital do estado e campanha municipal com empresários, nesta semana a segurança pública de Não-Me-Toque recebeu um aliado e tanto, o videomonitoramento.

As oito câmeras monitoram a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, 24 horas por dia. Uma realidade dos grandes centros urbanos chega a Não-Me-Toque graças à parceria entre entidades, poder público e privado.

As câmeras já funcionam e monitoram os munícipes desde quarta-feira, dia 9 de março. Espalhado pelo centro do município, o videomonitoramento vem contribuir na investigação policial de pequenos furtos, desvendando seus autores e mostrando a situação em que foram praticados. Tudo isso para garantir mais segurança à população não-me-toquense.

O sistema é avançado. Pois, mesmo com uma queda de energia, as câmeras continuam monitorando até que a eletricidade seja restabelecida, para isto conta com oito baterias reservadas, armazenadas junto ao servidor principal.

Caso haja a necessidade de uso das imagens, somente o poder judiciário poderá autorizar a divulgação das gravações. Pois, como o servidor que armazena todas as movimentações está trancado em uma sala junto ao 4º Pelotão da Brigada Militar, somente o Tenente João Roberto Cardoso tem acesso as mesmas.

Foram investidos na aquisição dos equipamentos do videomonitoramento R$ 242.100,00 reais. Desses, R$ 91.600,00 foram pagos pelo Poder Público, através de processo licitatório, e o restante doado por empresas do município, entre elas: Jan (dois pontos de monitoramento R$ 43 mil reais); Stara (R$ 21.500,00), Gesa (R$ 21.500,00), E. Orlando Roos e Cia (R$ 21.500,00), Augustin e Cia Ltda (R$ 21.500,00) e Cotrijal (21.500,00). Todas empresas conveniadas e parceiras da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Não-Me-Toque.

O ato inaugural
Estiveram presentes no ato de inauguração oficial do videomonitoramento o prefeito municipal, Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita, Teodora Berta Lütkemeyer, o presidente da Acint, Paulo Juarez de Oliveira, o promotor de Justiça, Márcio de Oliveira Bressan, o presidente do Consepro, Udo Schimiedt, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson dos Santos, o tenente do 4º PM da Brigada Militar, João Roberto Cardoso e o tenente Coronel do 38º PM da Brigada Militar Carazinho Comandante, Antônio Carlos Cruz, além de secretários, vereadores, dirigentes das empresas locais e veículos de imprensa do município e da região.

Para o prefeito municipal, Antônio Vicente Piva, a realização do videomonitoramento só foi possível graças à parceria entre os empresários de Não-Me-Toque.
– Temos aqui empresas que se preocupam com o bem estar da população. É isso que possibilitam parcerias desta magnitude. O videomonitoramento se torna possível graças ao empresariado local, com apoio de outras instituições preocupadas com a segurança de Não-Me-Toque. Temos agora algo a mais que irá proteger todos os que vivem aqui e até mesmo quem vem nos visitar – declarou Piva.

Ainda está sendo providenciada para as próximas semanas a instalação de placas de sinalização para motoristas e pedestres, alertando que a cidade possui um sistema de videomonitoramento.