03 de dezembro de 2010 as 10:41 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Prefeitura encaminha projetos de R$ 5,5 milhões para o PAC2

O prefeito Antônio Vicente Piva esteve em Brasília na terça-feira, dia 30 de novembro, para defender no Ministério das Cidades dois grandes projetos desenvolvidos pela equipe da Secretaria da Administração e pelo Departamento de Engenharia do Município, com apoio da Secretaria de Habitação e Departamento de Meio Ambiente. Os projetos que se enquadram no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC2) contemplam a área habitacional e de infraestrutura urbana. São R$ 2.200.000,00 para o Núcleo Habitacional Santo Antônio e R$ 3.389.296,00 para o bairro Industrial. Acompanharam o prefeito para apresentar os projetos a arquiteta Juliana Linhares Rubin, a engenheira Luciara Becker e a secretária executiva Katiusca de Oliveira. O presidente do Legislativo Valdir Kirst e o vereador Maninho decidiram acompanhar a delegação para buscar apoio político.

A revitalização do Loteamento Santo Antônio contempla esgotamento pluvial, pavimentação asfáltica, passeios públicos, ampliação da rede de iluminação pública, demolição de 30 residências em pior estado para construção de 30 novas moradias de 45m², reforma de 50 unidades habitacionais, além de implementação de trabalho social com as famílias envolvidas e regularização fundiária de todos os 80 lotes, para que as famílias tenham a regularidade de suas propriedades.

O trabalho foi apresentado no Ministério das Cidades, para uma equipe que envolvia arquitetos, engenheiros e um biólogo e teve um feed back imediato que deixou a delegação não-me-toquense otimista de ser contemplada com a verba.

O projeto em geral foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista Juliana Linhares Rubin, o trabalho técnico social foi desenvolvido pela assistente social Andréia Saraiva Lima, e a captação de recursos através do preenchimento da proposta foi feito pela secretária executiva Katiusca de Oliveira.

A engenheira Luciara Becker defendeu o projeto de pavimentação e qualificação de vias urbanas para as ruas Pastor Theophil Dietschi (ligação com o Núcleo Alzirio Roos), ruas Amazonas, Mário Quintana, Pará, Machado de Assis e Monteiro Lobato e Av. Brasília, contemplando também a canalização do Arroio Aquático.

A equipe também esteve na Assessoria Parlamentar do Ministério das Cidades para ver a liberação de verbas (emendas) para o Município e na Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, entregando cópia da Carta Consulta e Projeto Técnico, apresentados via Caixa Econômica Federal para fins de enquadramento no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte, valor orçado para fins de financiamento em R$ 4.041.872,23 (quatro milhões, quarenta e um mil, oitocentos e setenta e dois reais, vinte e três centavos).

O Projeto engloba a pavimentação de quatro vias urbanas com implantação de ciclovia, construção de passeio público com rampas de acessibilidade, sinalização e instalação de parada de ônibus. E tem como meta a melhoria do transporte urbano beneficiário principalmente os operários e suas famílias que necessitam se deslocar até o seu trabalho, através do uso da bicicleta ou coletivo urbano. Por isso é de fundamental importância a implantação e ampliação de ciclovias e obras de infraestrutura nas ruas já existentes e que funcionam como principais meios de ligação dos bairros até as indústrias.