14 de junho de 2010 as 13:49 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Teodora faz palestra motivacional em Carazinho

A postura firme contrasta com a maneira gentil com que lida com as pessoas. As atitudes íntegras transmitem segurança e mostram uma personalidade vitoriosa. O reconhecimento do perfil de Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer fez com que o acadêmico de Serviço Social, José Aloísio de Souza, a convidasse para ser palestrante na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eulália Vargas Albuquerque – Caic de Carazinho. José Aloísio é estagiário neste estabelecimento de ensino e sentiu que os alunos de 7ª e 8ª série poderiam ganhar muito com o contato com a palestrante, que foi convidada pela experiência como professora, como secretária da Educação e pela sua liderança política.

– Fiquei surpresa com o convite e preparei o tema fundamentado no protagonismo juvenil, liderança e educação, pensando em contribuir para motivar aqueles jovens a focar seu ideal de vida – comentou Teodora.

A atenção dos estudantes ficou presa na palestrante que, a partir da sua auto-apresentação, mostrou que os desafios estão sempre presentes na vida das pessoas. Filha de imigrantes holandeses, foi desafiada a superar o preconceito da língua e do próprio nome, desde o instante que ingressou na escola. Intercalando lâminas que mostram como os jovens podem ser protagonistas de sua história de vida com experiências próprias, Teodora transmitiu conceitos e, principalmente, a importância dos valores fundamentados em conhecimentos, habilidades e atitudes.

– Uma pessoa não nasce líder. Torna-se líder a partir da forma como protagoniza sua vida – destacou para os estudantes, relatando que o fato de não terem condições financeiras para obter um objeto da moda, como o celular, um tênis ou uma roupa, não impede que se tornem uma pessoa de caráter. – Vocês podem tornar esse desejo uma motivação para alcançar outros objetivos ainda maiores em suas vidas – afirma Teodora relatando que, quando jovem, tinha apenas um par de sapatos e suas roupas eram feitas pela mãe.

De presidente da Associação dos Universitários a secretária municipal de Administração aos 21 anos, cargo que voltou a ocupar mais tarde, mais oito anos como secretária da Educação e atual vice-prefeita e secretária da Administração, Teodora Lütkemeyer reforçou aos estudantes que nada ocorre por acaso na vida, tudo é conseqüência e está nas mãos de cada um o poder de transformar sua vida.

Assim foi conduzindo o tema liderança e educação que incluiu desde interesse pelas aulas até participação na política estudantil e em projetos sociais da escola e da comunidade.

– Foi uma excelente palestra. A Teodora conseguiu atrair a atenção para sua mensagem positiva e motivacional. Nossa intenção, como acadêmico de Serviço Social era exatamente esta, motivar para transformar o comportamento de forma positiva – destacou José Aloísio de Souza, que está na fase de intervenção do Estágio Curricular II, fase em que transforma em ações as observações  feitas no Estágio Curricular I.

– Meu projeto estabelece parcerias que visam a fortalecer esta escola, onde os problemas sociais de toda a ordem estão presentes. Trabalhamos na reativação do Grêmio Estudantil, promoção de palestras de capacitação para alunos, atração dos pais através da Escola de Pais, fortalecimento do CPM e ainda vamos criar o Conselho Escolar – informou.

Acompanham o projeto do acadêmico José Aloísio o diretor do Caic, Marcelo Vieira, a orientadora educacional da escola, Vera Regina Dresch, e a assistente social Lúcia Soares de Medeiros, orientadora de estágio.