A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
13 de abril de 2010 as 14:24 / Saúde, Sem categoria

Dicas de controle para uma vida saudável

Você sabe o que é o colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura presente no sangue, importante para que o corpo humano desempenhe uma série de funções. Em excesso, pode trazer problemas para a saúde. Isso acontece quando nossa alimentação é muito rica em gorduras saturadas (presentes principalmente em alimentos de origem animal, como a carne vermelha), contribuindo para um aumento nos valores do colesterol sanguíneo. Esse colesterol excedente tende a se depositar nas paredes das artérias, o que as tornam mais estreitas e impede que o sangue chegue normalmente ao coração e a outras partes do corpo.

 

Saiba como diferenciar o mau do bom colesterol

Existem vários tipos de colesterol circulando no sangue e a soma de todos eles resulta no colesterol total. As lipoproteínas que carregam o chamado "bom colesterol" ou HDL e aquelas que carregam o "mau colesterol" ou LDL.

 

Anote quais alimentos você deve evitar (sinal vermelho) e quais você pode comer sem se preocupar (sinal verde)

  • Alimentos permitidos (sinal verde)

Ameixa preta, aveia, azeite de oliva, bagaço de laranja, cenoura, cereais integrais, cevada, couve-flor, ervilha, farelo de aveia, farelo de trigo, feijão, figo, mamão, mandioca, pão integral, pêra, pêssego, vegetais folhosos.

 

  • Alimentos que exigem atenção (sinal vermelho)

Bacon, biscoitos amanteigados, camarão, carnes vermelhas "gordas", chantili, creme de leite, doces cremosos, gema de ovos, peles de aves, queijos amarelos, sorvetes cremosos, vísceras.

 

Lembre-se: sempre que tiver dúvidas sobre sua saúde e alimentação procure um nutricionista. Ele é o profissional certo para indicar o que é bom – ou não – para você.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir