22 de abril de 2024 as 08:13 / Sem categoria

Primeira Caminha de Conscientização sobre o Autismo

Na manhã de sábado (20), aconteceu em Não-Me-Toque, a primeira Caminha de Conscientização sobre o Autismo.

A iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, Associação das Mães Incríveis e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo trazer visibilidade ao tema, discussão, reflexão e inclusão.

Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades ou interesse. Apresentando deficits na comunicação e na interação social em vários contextos. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período de desenvolvimento, porém eles podem não estar totalmente aparentes até que exista uma demanda social para que essas habilidades sejam exercidas.

O Transtorno do Espectro Autista é causado, principalmente, pela junção de fatores genéticos e ambientais (intrauterinos). Atualmente, segundo dados divulgados pelo CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA, a prevalência do autismo é de 1 a cada 36 crianças

A caminhada contou com a presença dos Poderes Executivo e Legislativo, entidades do Município, famílias e Comunidade no geral.

O AUTISMO É PARTE DESSE MUNDO, NÃO UM MUNDO A PARTE!