30 de outubro de 2023 as 16:21 / Educação

Biblioteca divulga carta de serviços

A Biblioteca Municipal Prof. Benjamin Perin oferece à população não-me-toquense uma série de serviços. Confira abaixo quais são eles, e como acessá-los.

– Consulta local ao acervo: não há qualquer requisito, o acesso é aberto para todas as pessoas.

– Consulta online ao acervo: o sistema permite busca por autor, título original e traduzido, série, assunto, notas bibliográficas, idioma e ISBN; através de sistemas de busca simples ou avançada. O processo de cadastramento dos livros no sistema gerenciador está em andamento no momento. O acesso se dá através do site da Biblioteca.

– Empréstimo domiciliar de livros: empréstimo de até 5 livros, simultaneamente, por um prazo de 14 dias. É um serviço totalmente gratuito: apenas em caso de atraso é cobrada uma taxa de R$ 1,00 por livro por dia útil.

– Renovação do empréstimo de livros:  permitida até 10 renovações consecutivas de livros, desde que não haja atrasos ou reservas por outros usuários. Pode ser feita presencialmente ou através do site da Biblioteca, utilizando a senha cadastrada pelo usuário.

– Reserva de materiais:  pode ser solicitada presencialmente ou realizada através do sistema de busca do site da Biblioteca.

– Coleções especiais: além do acervo geral de livros, a Biblioteca possui coleções de materiais em outros formatos ou com finalidade diversa: coleção infantil; coleção de referência (dicionários, manuais, atlas, etc.); periódicos (jornais e revistas), multimeios (DVDs, CDs, etc); materiais acessíveis (braile e fonte ampliada). A permissão de empréstimo varia de acordo com as características de cada item destas coleções.

– Computadores de pesquisa.

– Doação de livros: materiais recebidos pela Biblioteca e que não se enquadram na política de formação de coleção são doados ao público através da estante “Pegue e leve”, onde livros são devolvidos à comunidade pela Biblioteca, garantindo a circulação do conhecimento.

– Sugestões de leitura e divulgação do acervo: são divulgadas recomendações de leitura de livros que compõem o acervo da Biblioteca, além de outros informes relacionados à aquisição de livros e demais rotinas do setor. Para acompanhar as postagens basta seguir o Instagram da Biblioteca.

– Orientação para trabalhos acadêmicos: orientação a estudantes sobre formatação de trabalhos acadêmicos conforme normas da ABNT. Para utilizar o serviço, basta procurar a Biblioteca pessoalmente.

– Suporte para acesso a base de dados: orientação e apoio à pesquisa e estratégias de busca em diferentes bases de dados e repositórios digitais acadêmicos e bases de dados de acesso aberto, como o Portal de Periódicos da Capes ou o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos de Acesso Aberto (Oasisbr). Para solicitar auxílio, basta procurar a Biblioteca pessoalmente ou fazer contato por e-mail ou telefone.

– Capacitações: capacitações do público, incluindo orientações sobre serviços prestados, como acessar e realizar buscas no sistema, opções de pesquisa (uso de operadores booleanos, truncamentos e outras estratégias de busca) e funcionalidades do Gnuteca (sistema gerenciador da Biblioteca). Para solicitar informações e auxílio sobre os serviços prestados, basta contatar a Biblioteca.

– Visitas guiadas: para mais informações, contate a Biblioteca.

– Clube do Livro: espaço para discussão das leituras concluídas e em andamento dos leitores que frequentam a Biblioteca, objetivando a troca de experiências e a ampliação do horizonte de leitura dos membros. As reuniões acontecem presencialmente na Biblioteca, de maneira periódica. Interessados devem procurar o setor para informar o desejo de participar. Vagas mediante disponibilidade.

– Cineclube da Biblioteca: exibição de filmes históricos ou em domínio público seguidas de debate coletivo pelos presentes. As sessões acontecem na Sala de Reuniões da Secretaria de Desenvolvimento periodicamente. Interessados devem procurar a Biblioteca para participar. Vagas mediante disponibilidade.

– RPG na Biblioteca: ação que promove o encontro de jogadores de role playing games (RPGs) e outros jogos de mesa (Magic, Carcassone, Warhammer, etc), buscando criar um espaço de integração entre os jogadores e frequentadores da Biblioteca e ampliando o número de interessados por estes jogos.

Cadastro na Biblioteca

Para fazer o cadastro na Biblioteca é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência no município. Menores de 14 anos devem estar acompanhados de um responsável, ou apresentar termo de autorização de abertura de cadastro preenchido.

Página da Biblioteca: apresentação do setor e serviços: https://naometoque.rs.gov.br/governo/secretarias/desenvolvimento/biblioteca-municipal-profo-benjamin-perin/

Site da Biblioteca (consultas, renovações e reservas de livros): https://biblioteca.naometoque.rs.gov.br/

Instagram: https://www.instagram.com/bibliotecanmt/

E-mail: bibliotecanmt@naometoque.rs.gov.br