30 de agosto de 2023 as 16:00 / Assistência Social

Abrigo Institucional completa 10 anos de atuação

No dia 29 de agosto do ano de 2013, o Abrigo Institucional começou suas atividades no Município.  Para comemorar a data, uma solenidade foi realizada na noite de terça-feira (29). Representando o Prefeito Gilson dos Santos – Maninho, o Secretário de Assistência Social e Habitação, José Aloísio de Souza agradeceu a todos que atuaram no abrigo, além de destacar a importância do trabalho feito “Eu já disse e quero reafirmar o que eu já falei, não troco aqueles seis anos que eu estive lá pelos outros 30 que eu tenho na prefeitura. No Abrigo eu pude fazer a diferença na vida das pessoas, com toda a equipe técnica. Pois trabalhar em Abrigo não é uma função, é uma missão, uma caminhada que temos”.

10 anos de história

O abrigo é a última instância, para crianças e adolescentes que se encontram sem

referência familiar ou comunitária; Necessidade de afastamento do núcleo familiar e/ou

comunitário de origem. A estimativa ideal é de que a permanência seja de no máximo um ano.

Entre os principais fatores que ocasionam o encaminhamento para o Abrigo estão: negligência, maus tratos, violência sexual, física e/ou psicológica; ameaça, abandono, uso de substâncias psicoativas, entre outros (como pode ser conferido no gráfico ao lado).

O Abrigo atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, e ao longo desta década o maior público atendido foi Meninas, com idade entre 12 a 14 anos. GRÁFICO.

Já entre os meninos, a faixa está entre 6 a 11 anos.

Na galeria abaixo, você encontra um painel histórico de atuação do Abrigo.

Estrutura

A Casa-Lar de Não-Me-Toque foi instituída pela Lei Municipal Nº 4161 de 13/02/2013, iniciando suas atividades em 29/08/2013. Em 26 de Maio de 2015, houve uma alteração na legislação, adequando o serviço, com relação a sua forma de organização (recursos humanos e carga horária) e funcionamento. E assim, de acordo com a Lei Municipal Nº 4567, a Casa Lar passou a ser chamada de Abrigo Institucional.

A residência de alvenaria é composta por  quatro quartos, dois banheiros, cozinha, sala de estar, refeitório, escritório, lavanderia, quiosque e garagem. O Abrigo possui capacidade para 10 pessoas (de 0 a 18 anos), e para isso tem em sua equipe Coordenadora e Psicóloga, Assistente Social,  3 educadoras/cuidadoras, 1 educadora/orientadora social, uma auxiliar de cuidador e 4 auxiliares de serviços gerais.

Trabalhos desenvolvidos

O Abrigo Institucional  é mantido pela Administração Municipal com recursos próprios, sem a participação das esferas estadual e federal. E assim, são investidos aproximadamente R$600.000,00 (seiscentos mil reais), por ano, com as despesas fixas da Casa.

Este valor é utilizado para custeio de alimentação, contas de água, de energia elétrica, e linhas telefônicas (celular e fixo), gasolina e manutenção do carro, além da folha de pagamento de nove profissionais concursados. Por isso, a equipe técnica realiza projetos em parceria com o COMDICA, utilizando recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMDICA.

Participaram da solenidade comemorativa 110 pessoas e a mesa oficial foi composta pelas seguintes autoridades: Juiz Tomás Silveira Martins Hartmann; Promotor de Justiça, Leandro Tatsh Bonatto; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francieli Schwingel de Carvalho, Secretário de Habitação e Assistência Social, José Aloísio de Souza; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arlete Solange Fritzen; Presidente do Comdica, Douglas Micael Pellenz e Coordenador do Conselho Tutelar, Jorge Luiz Correa Canal.

Clique AQUI e confira registros do evento.