29 de junho de 2023 as 15:27 / Educação

Proerd forma 220 alunos da rede municipal, estadual e privada de ensino

A noite de quarta-feira (28) foi marcada pela solenidade de formatura do Programa de Resistência às Drogas e Violência – Proerd.

Uma multidão de sorrisos, olhares curiosos e muita expectativa, marcou a formatura de 220 alunos do Programa de Resistência às Drogas e Violência – Proerd. A cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (28), no ginásio Nenão.

O ponto alto da noite foi a chegada do “Leão Darem”. O mascote do programa foi escolhido por ser um animal forte, corajoso e que domina seu território protegendo a prole de seus inimigos. Fazendo assim uma alusão aos inimigos sociais, as drogas e o álcool. Logo após, os alunos, acompanhados de suas respectivas professoras receberam um certificado de conclusão do Proerd.

Alunos Destaque:

Ao término das aulas do programa, os alunos elaboraram uma redação sobre o que aprenderam. De cada turma, três redações foram escolhidas como destaque e receberam um prêmio especial.

Os estudantes premiados foram:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes – Eduardo da Silva dos Santos,  Manuela Wasmuth Teloecken, Manuela Xavier da Silva e Otávio da Silva Tramontini.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio – Sofia  Izabele Kerber Aires, Bernardo Loser nienow, Alexia Melisse Santos Schneider e Giovana Berwing Got.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber – Pedro Jorge Cardoso dos Santos, Aghata Fernanda Leão Barbosa, Nikolas Adão Soares Alves e Elielton Silva Nunes.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso – Maria Eduarda Siqueira dos Santos, Júla Machado Vargas, Kelvin Leonardo Cabral e Victor Dalle Zotte Zanettin.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano –  Rayssa Isabel da Silva, Agatha Yasmin de Oliveira, Júlio César da Costa Tavares e Thayla Lopes Kamepfer.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes – Raíssa Ludwig Junges, Davi Miguel Batista Laner da Silva, Isabely Victória Sattler, Vitória da Silva Alves, Maria Vitória Ribas de Quadros, Júlia Gabrielly Bosco, Érica Amanda de Oliveira Wecker e Maria Clara Müller Schmitt.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha –  Lara Cecília Barbosa Magalhães, Isabela Joana Franz dos Santos, Davi Santos de Oliveira, Muriel Spezzotto, Vitória Lindemann Roehrig, Kiara Carolina Schwantes, Vicente Henkes Renz e Vinicius da Silva Betio.

Instituto Educacional Girassol – Mariana Matzen Fritzen, Gabriel Dornelles Schenkel, Luísa Franco Hartmann e Muriel Guadagnin Kirst.

Escola Sinodal Sete de Setembro – Amanda Blatt Follner, Greice  Miriana Heller, Daniel Jahn Sturmer e Stefany Priscila Hitinger Müller.

Os alunos destaques receberam cheques com valores em dinheiro, cujo o valor foi angariado com empresas e pessoas que se preocupam com a educação e futuro das crianças. Devido ao bom valor arrecadado, a noite contou com mais uma surpresa. Um sorteio especial foi feito entre os alunos de cada turma, onde alguns estudantes receberam um valor simbólico.

A importância do Proerd

Em um mundo onde as drogas e violência se fazem presentes, ensinar os alunos a dizer “Não”, a resistir é uma missão de todos. O Prefeito, Gilson dos Santos, em seu discurso destacou a importância do trabalho em conjunto. “Se cada um de nós fizermos a nossa parte, família, escola, Poder Público, Judiciário, Brigada Militar e a sociedade como um todo, cuidar das plantinhas que temos hoje, regando com uma boa água e fornecendo os nutrientes necessários, com certeza teremos belas árvores que darão bons frutos”.

O responsável por ministrar as aulas do Proerd, em Não-Me-Toque, Tenente Marcelo Rodrigo Petry destacou o programa para o futuro dos alunos “O Proerd é isso, um troca de aprendizado. O projeto completa 25 anos de atuação e busca exatamente isso, orientar vocês sobre o que não deve ser feito, os riscos e consequências, pois tudo que se faz hoje tem consequências futuras”.

O Tenente ainda agradeceu aos professores pela colaboração em ceder parte de suas aulas para que o programa pudesse se desenvolver. Como forma de agradecimento, uma professora recebeu um presente. A escolha foi feita por meio de sorteio.

Autoridades presentes

Prestigiaram a formatura, o Prefeito Municipal, Gilson dos Santos; o Juiz da Comarca, Tomás Silveira Martins Hartmann; a Presidente da Câmara de Vereadores, Franciele Schwingel de Carvalho; a Secretária de Educação, Luciana Renz; 2º Sargento, Eniton Suzin Vieira; Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Tiago Alessandro Petry; Presidente da Acint, Claudiomar Diefenthaler, vereadores e demais autoridades.

A Brigada Militar e a Secretária de educação de Não Me Toque, agradecem aos colaboradores do PROERD: Prefeitura Municipal de Não Me Toque, Câmara Municipal de Vereadores de Não Me Toque, Farmácias São João, Cresol, Sicredi, Sementes Roos, Jan Implementos Agrícolas, Oficina Mecânica Braganholi, Produza Insumos Agrícolas, Restaurante e Churrascaria Sauthier, Roster Brasil, o senhor Antenor Fleck, Cotrijal, Posto de combustível PSA, Follmer Materiais de Construção, vereador Cristiano Farias de Lima, vereadora Vanise Fritzen, Molasul (Indústria e Comércio de Produtos Metalúrgicos), Foto Choks, Artefatos de Cimento e Construtora Weber,  Marmoraria e Granitaria SKS, Malhas Catarinense, Augustin Massey Ferguson, Metalwek Indústria de Equipamentos Agrícolas e Rodoviários, Grupo Riogrande e Litânia e Souza Corretora de Seguros.

Clique AQUI e confira alguns registros do evento.