05 de junho de 2023 as 13:56 / Agricultura e Meio Ambiente

Junho Verde: plantio de mudas do Arboriza Não-Me-Toque

Na manhã de sábado (03), foi dado inicio a programação do Junho Verde, com o Programa Arboriza Não-Me-Toque. Foi realizado o plantio de 50 mudas de Calistemon-impeial na Avenida Guilherme Augustin (do posto PSA até o Cemitério) e 10 mudas de Primavera na Avenida Stara, próximo ao Loteamento Três Irmãos. O plantio contou com o apoio do Grupo Escoteiros Guardiões da Nascente e Vereadores Mirins.

O Programa Arboriza tem como objetivo preencher através do plantio de espécies vegetais, canteiros abertos que atualmente não abrigam vegetação, visando o enriquecimento da arborização urbana do município. Além de sensibilizar e conscientizar a população acerca dos benefícios da arborização e envolver a comunidade na preservação do meio ambiente.

A ação de abertura da programação Junho Verde contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Paulo Júnior Gomes da Silva e a Vereadora Marina Fatima Trennepohl Crestani e do engenheiro florestal Cássio Henrique Crestani –  responsável técnico do programa.

Junho Verde é um mês inteiro dedicado à sensibilização e conscientização ambiental. Durante o mês, são realizadas ações com o objetivo de conscientizar a sociedade local sobre as questões relacionadas ao ambiente. A intenção é incentivar, por meio da educação ambiental, mudanças de comportamento necessários para a conservação dos bens naturais e preservação.

Confira a programação completa do Junho Verde:

– Dias 12, 14 e 16 de junho, manhã e tarde: Visita dos alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino à Central de Triagem dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU de Não-Me-Toque.

– Dia 17 de junho, das 9h às 16 horas, na Praça Central, Campanha de coleta de lixo eletroeletrônico com mateada alusiva ao Junho Verde, em parceria com o Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente e Vereadores Mirins.

– Dia 19 e 20 de junho, manhã e tarde, no ginásio da EMEF Santo Antônio, Exposição Museu Marinho. Exposição de ciência relacionada a vida marinha a ser realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Dia 24 de junho, às 9 horas, Inauguração da Praça do Bairro Ióris, com presença de autoridades e convidados.

Devido a existência de atividades ao ar livre a programação pode sofrer alterações, de acordo com as condições climáticas.

Durante o mês serão realizadas atividades de distribuição de material informativo sobre a coleta seletiva de lixo do município.