08 de maio de 2023 as 16:12 / Assistência Social

Prefeitura realiza ações alusivas ao maio laranja

Mês marca o combate ao abuso e à exploração sexual infantil
A Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque realiza durante o mês de maio diversas ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, através da campanha “Maio Laranja”.
Dados apontam que cada hora 03 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade.
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. Dados sugerem que somente 7,5% dos casos são denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
A campanha “Maio Laranja” tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.
A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.
Não-Me-Toque, faz parte dessa luta, e no ano de 2023 preparou inúmeras ações em alusão ao dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
Confira a programação que já contou com formação dirigida aos professores da Rede de Ensino Pública e Privada com a cartilha “Eu Me Protejo:
08 à 12/05 – Atividade Socioeducativa com os alunos do Jardim ao 4º ano da Rede de Ensino Pública e Privada – Cartilha “Eu Me Protejo”.
08 à 16/05 – Atividade artística com os alunos do 4º e 5º ano da Rede de Ensino Pública e Privada.
18/05 – Pedágio em alusão a campanha Faça Bonito, com a participação de estudantes e a Rede de Proteção à Criança e o Adolescente.
A programação ainda vai contar com a palestra “A violação dos direitos de crianças e adolescentes na internet: responsabilidades e prevenção”, que será divulgada nos próximos dias.