25 de agosto de 2022 as 10:55 / Educação

Cooperativa Escolar CoopToque realiza Assembleia de Fundação

A noite de terça-feira, 23 de agosto, marcou a realização da Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar CoopToque, criada pelos alunos da EMEF Amália Kerber, de Não-Me-Toque/RS.

As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de caráter educativo promovida pelo Sicredi que proporciona que os alunos tenham e desenvolvam a liderança e o protagonismo juvenil. São formadas pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos.

Participaram da Assembleia os alunos associados da CoopToque, Professores e Pais da Escola. Os Associados e alunos da Cooperativa Coounitra, da EMEF Marcílio Dias, de São José da Glória, interior de Victor Graeff, e da CoopMax, da EMEF Leonel de Moura Brizola, de Victor Graeff/RS. Além disso, também prestigiaram a Assembleia os alunos da Cooperativa Escolar da Escola Justiniano Rocha, que está em formação em Coqueiros do Sul/RS.

Também estiveram na cerimônia o Prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, a Secretária da Educação, Luciana Henz, o Presidente da Câmara de Veradores, Maiquel Souza, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Douglas Micael Pellenz e a representante do Conselho Municipal de Educação, Quelen Cinara Blatt.

A Sicredi Cooperação RS/SC esteve representada pelo Presidente Gervásio Jorge Diel, pelo Gerente de negócios da agência Não-Me-Toque Fábio Augusto Ritter, pela Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo Ane Muller de La Canal e pelo Assistente de Programas Sociais Matheus de Souza Freitas.

Compõe a diretoria da CoopToque os seguintes alunos: Jenifer Monteiro (Presidente), Stefanie Moraes Da Silva (Vice-Presidente), Gabriela Cassel Da Cruz (1ª Secretária), Danielly Ottoni Hahn (2ª Secretária), Bianca Helena Neumann (Tesoureira), Alan Henrique Muller Gomes (Tesoureira), Rafael Mello (Diretora De Educação), Raqueli Matos De Britto (Diretora De Comunicação), Diretora De Pesquisa: Priscilla Eduarda Fernandes Dos Ramos (Diretora De Pesquisa). A Cooperativa também contará com os seguintes Conselheiros Fiscais:  Gabrieli Ferraz Garcia, Bruno Cesar Pereira e Luiz Otávio Hahn (Efetivos) e Pâmela Adriéli Neuls, Danrlei José Junges e Nícolas Kauã Kuhn Pereira (Suplentes).

A Presidente da CoopToque, Jenifer Monteiro, destacou a importância da experiência vivida pelos alunos com a Cooperativa. “Iniciamos as nossas atividades há um ano e hoje estamos muito felizes em realizar a Assembleia de Fundação da CoopToque. Temos tido muito aprendizado e vamos continuar nos desenvolvendo com as atividades da nossa Cooperativa”, frisou.

Para a Diretora da EMEF Amália Kerber, Marilei de Britto, a Cooperativa Escolar irá agregar conhecimento aos estudantes. “Esse movimento mostra que nossos alunos acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas Comunidades e estão abertos a aprenderem e a desenvolverem novos conhecimentos para se tornarem futuras lideranças nas suas áreas de atuação”, relatou.

Para a Professora Orientadora da Coopetoque, Rozenei Iara dos Santos, a Cooperativa vem para reforçar a esperança da educação que acredita numa sociedade desenvolvida onde os jovens sejam mais empreendedores e preparados para assumir lideranças com liberdade e disciplina.

O Prefeito Gilson dos Santos destacou que “Através dessa parceria com o Sicredi e a Secretaria de Educação vamos despertar nas pessoas o espírito de viver em comunidade, pois a cooperação é unir esforços em torno de um objetivo maior e para a nossa Administração o principal pilar é construir uma sociedade melhor através da educação”.

O Presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, destacou que a construção de uma sociedade mais próspera passa pela educação dos jovens. “As Cooperativas Escolares promovem uma experiência única aos participantes e é muito importante para nós, enquanto Instituição Financeira Cooperativa, estarmos próximos de iniciativas que desenvolvam o cooperativismo, a liderança e o protagonismo dos jovens das nossas Comunidades”, reforçou o Presidente.

TEXTO E FOTO: COMUNICAÇÃO SICREDI COOPERAÇÃO