11 de agosto de 2022 as 16:07 / Educação

Mais de 200 crianças e jovens recebem certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD

Uma noite especial, marcada por muita alegria, animação e emoção. Assim foi a noite de entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de Não-Me-Toque. Segundo a Secretaria de Educação, 227 crianças e jovens participaram do projeto desenvolvido pela Brigada Militar, através do Instrutor Tenente Marcelo Roberto Petry.

A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (10), no Ginásio Harry Alberto Erpen e contou com a participação do Prefeito Gilson dos Santos; do Presidente da Câmara de Vereadores, Maiquel Regis de Souza; da Secretária Municipal de Educação, Luciana Renz; do Comandante do 4º Pelotão da Brigada Militar, Tenente Marcelo Roberto Petry – instrutor do PROERD; do Comandante do 3º Grupamento de Polícia Militar de Victor Graeff e Sub-Comandante do 4º Pelotão de Não-Me-Toque, Eninton Suzin Vieira; da Secretária do Conselho Comunitário Pró-Segurança – Consepro, Andrieli Zarth, além dos Vereadores Cristiano Lima e Profe Franci, Secretários Municipais, direção das escolas, empresas apoiadoras, familiares e imprensa.

O programa PROERD:

O PROERD é ministrado por policiais militares voluntários aptos por meio de capacitação específica. O programa representa a união de esforços entre Polícia Militar, Escola, Família e Comunidade. O programa é aplicado nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, sendo atualmente a principal ferramenta do Policiamento Comunitário, pois promove a interação entre escola, família e comunidade, participando objetivamente nos assuntos de segurança pública relativo a prevenção ao uso indevido de drogas e prevenção da violência e bullying no ambiente escolar.

O PROERD possui um mascote: o Leão DAREM. Foi escolhido o “Leão” como mascote, por ser um animal forte, com presença, que tem coragem e domina seu território, além de proteger sua prole dos inimigos. A droga e a violência são inimigos da sociedade.

Redação Destaque

Como parte das atividades, ao término das aulas os alunos elaboraram uma redação sobre o que aprenderam no PROERD e como iriam utilizar esses aprendizados em suas vidas, dentre as quais foram escolhidas, por turma, as três redações que mais se destacaram. Confira abaixo os alunos vencedores por escola:

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes: Larissa Ellen Nowak, Pyetra Maria dos Santos e Yasmim da Silva Dessoy.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio: Rafaela dos Santos Laner, Muriel Sprandel e Pedro Henrique de Almeira Narcizo.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Amalia Kerber: Ana Carolina Severo Witcel, Enzo Gabriel Hermes Wermeier e Gabriela Althaus Hartmann.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso: Emilly de Britto, João Vitor Erig Dreyer e Lara de Araujo Francisco.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano: João Victor da Silva, Mayza Izadora Monteiro Neves e Victor Rafael Branco Wasczyviuk .

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lurdes, turma 51: Antony Bolfe Goettems, Brendon Renan Borges e Raquel Meira Drey.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lurdes, turma 52: Glória Stefani Martins, Kauany Prestes Pereira e Vitor de Souza Boff.

– Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha, turma 51: Amanda Rafaela Dickemann, Ana Júlia de Pellegrini Schwalbert e Murilo Monteiro Signorelli.

– Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha, turma 52: Isabella Kunz Desbesel, Laura Cardoso de Godoi e Raissa Henkes de Matos.

– Instituto Educacional Girassol Ltda: Ana Luisa Stumm, Camila Marangon Stein e Isabela Michels dos Santos da Silveira.

– Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro: Júlia Raber Dal Pizzol, Lara Witte Rambo e Sara Hasler de Oliveira

Momento de emoção e empatia

Logo após a entrega dos certificados, foi realizado o sorteio de uma bicicleta para as turmas que participaram do projeto. Ao receber o prêmio, a aluna da Escola Valdomiro Graciano, do Bairro Jardim, Rafaela Hoffmann surpreendeu a todos ao doar a bicicleta à colega Sara Berghahn Guimarães. “Eu dei a bicicleta, porque a Sara queria muito, muito a bicicleta, e quem sabe um dia podemos andar juntas. A minha mãe vai arrumar a minha bicicleta”, explicou Rafaela.

Confira os alunos ganhadores:

-Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes:  Yasmim da Silva Dessoy

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio: Aluno Eduardo Moreira Brandão.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso: Felipe Augusto Winter.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber: Marília Muller Meira.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano: Rafaela Hoffmann.

– Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha, turma 51: Lara Hebert da Sila. Turma 52: Gregory Gabriel Hahn.

– Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro: Julia Raber Dal Pizzol.

– Instituto Educacional Girassol: Ana Luisa Stumm.

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, turma 51: Emanuel Matheus Sacks Schmidtel. Turma 52: Pietro Douglas Brizzola Cardoso.

As bicicletas foram adquiridas através de doações feitas por empresas e pessoas colaboradoras do PROERD.

Por Ascom Prefeitura de Não-Me-Toque