27 de maio de 2022 as 09:30 / Finanças

Inovação e eficientização na gestão pública de Não-Me-Toque

PREFEITURA IMPLANTA APLICATIVO CIDADÃO ONLINE PARA EMISSÃO DE IPTU, ISS FIXO, CONSULTA DE PROCESSOS E EMISSÃO DE TAXA DE ALVARÁS

A Administração Municipal Construindo Juntos tem como um dos seus pilares, a inovação e a eficientização dos recursos e da gestão pública. Pensando em facilitar o acesso dos contribuintes as suas guias de impostos, como IPTU e ISS FIXO, lançou o aplicativo Cidadão Online.

O aplicativo que foi desenvolvido pela Thema Informática® é integrado com a base de dados da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque. O app está disponível para download na Play Store para usuários da plataforma Android, e em breve acessível também para IOS.

A nova ferramenta apresenta a situação atualizada de IPTU, ISS FIXO, EMISSÃO DE TAXA DE ALVARÁS além CONSULTA DE PROCESSOS, onde através de um smartphone o contribuinte pode consultar, via aplicativo, o valor das parcelas em aberto dos tributos e gerar o código de barras para pagamento.

Como fazer o download:

Um link para download ficará disponível no site da Prefeitura https://naometoque.rs.gov.br/aplicativo-cidadao-online/, juntamente com um tutorial com as explicações passo a passo.

Como usar o aplicativo Cidadão Online:

Para iniciar o uso do APP basta informar CPF e número do cadastro do imóvel, que pode ser verificado em qualquer carnê de IPTU.

O aplicativo permite ao usuário emitir uma tela para pagar em cota única ou parcelar o recolhimento do tributo. Para fazer o pagamento, o contribuinte terá duas opções: pode enviar o carnê para o seu e-mail, imprimir normalmente a guia e efetuar o pagamento da forma convencional ou então copiar o código de barras e inseri-lo no aplicativo do seu banco.

Também os contribuintes autônomos de ISS FIXO poderão consultar os valores a serem quitados e o andamento de processos.

[Inovação no setor público]

Conforme o Secretário Municipal de Finanças, Fernando Alberton a implantação do aplicativo teve um custo zero para o Município.

“A nova ferramenta permite que o poder público municipal elimine as despesas com impressão, gerenciamento e entrega de carnês físicos, além é claro que facilitar o acesso aos munícipes. O Cidadão Online é mais um degrau no caminho da modernização do setor público” destaca o Secretário.

O aplicativo Cidadão Online foi desenvolvido pela Thema e sua implantação em Não-Me-Toque contou com auxílio da Secretaria Municipal de Finanças, através do Departamento de Informática.

[Aplicativo de emissão de notas eNnova]

A Administração Construindo Juntos lançou ainda em 2021 o aplicativo Thema® eNnova, que permite a emissão de Notas Fiscais para pequenas e médias empresas e empreendedores individuais.

O app facilita a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) através do seu celular e demais dispositivos móveis.

Por Ascom Prefeitura de Não-Me-Toque