04 de abril de 2022 as 14:44 / Educação

“Lugar de Autista é em todo lugar” foi tema da Semana de Conscientização do Autismo

A Administração Municipal de Não-Me-Toque, através da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu dos dias 28 de março a 02 de abril, inúmeras atividades alusivas a Semana de Conscientização do Autismo.

Com a campanha “Lugar de Autista é em todo lugar”, o tema foi abordado em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino. Na sexta-feira (01), todos os servidores municipais vistiram-se de azul, cor símbolo do Autismo e mostraram seu apoio à campanha.

Já no sábado (02), as escolas da rede municipal, Escola Cívica Municipal de Ensino Fundamental Professor Iraldo Angelo Borghetti e Escola de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano realizaram uma Roda de Conversa. Participaram do encontro, a Neuropsicopedagoga Anelise Della Senta que falou sobre o que é o Autismo, como é feito o diagnóstico e como são realizadas as intervenções. Também participaram do bate-papo, as mães Deisi Dillenburg e Andria Zarth que relataram suas experiências. A conversa foi mediada pela Professora do Atendimento Educacional Especializado – AEE, Tatiane Schaeffer.

Desde 2021, a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo atividades intensivas para atender a demanda por atendimento especializado. Segundo a Secretaria, 11 crianças e adolescentes são atendidas em sala de aula na rede municipal em sistema de inclusão. No total, 15 crianças são atendidas na terapia ABA, incluindo os alunos de outras escolas do município.

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é comemorado em 02 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida para conscientizar a população mundial a reduzir o preconceito. A condição neurológica, caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e dificuldade na comunicação, vem afetando cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Com as terapias aplicadas atualmente, essas pessoas podem melhorar, cada vez mais, a sua condição e as suas relações.

Por Ascom Prefeitura de Não-Me-Toque