A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
17 de março de 2022 as 08:55 / Saúde

Fique atento à proliferação do mosquito Aedes Aegypti!

O município de Não-Me-Toque registrou um caso positivo e três casos suspeitos de dengue em 2022. O caso positivo se refere a um morador que contraiu a doença em viagem a outro município e que neste momento não está mais em fase de transmissão da doença. 

No estado do Rio Grande do Sul, diversas cidades já se encontram em alerta devido ao grande aumento de casos de Dengue, inclusive em cidades da nossa região. A atualização mais recente do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde mostra que, até terça-feira (15), o Estado tinha 839 casos de dengue confirmados em 2022. Como o mosquito Aedes Aegypti já infestou 80% das cidades gaúchas e nosso município já faz parte destes, a comunidade deve ficar em estado de vigilância constante. 

É importante que a comunidade se una e ajude no combate. O descuido com relação aos cuidados preventivos e o depósito de lixo e material inservível em locais e dias impróprios facilitam a proliferação do mosquito. Além disso, o grande fluxo de pessoas entre os municípios tem impacto no aumento no número de casos. Por isso, é importante estar bem informado sobre os locais que serão visitados, bem como os sintomas da doença. Dessa forma, a utilização de repelentes é uma maneira eficaz de prevenir a doença. 

[SINTOMAS]  

A dengue pode variar desde uma doença assintomática até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte. Normalmente, o primeiro sintoma é a febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.  

Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita.  

[TRANSMISSÃO]  

A transmissão acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada. Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas pelo mesmo inseto.  

[CUIDADOS PARA COMBATER O MOSQUITO]  

O combate à Dengue se faz através do combate à proliferação do mosquito e da eliminação de criadouros (local onde se acumule água limpa e parada onde o mosquito vai depositar seus ovos). A eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação da doença. Confira as seguintes orientações: 

-Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;  

-Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;  

-Atentar para os depósitos fixos como as caixas d’água, piscinas, calhas que deverão estar limpas, fechadas e com adição constante de cloro;  

-Retirar os pratinhos dos vasos das plantas;  

-Manter a lata de lixo devidamente tampada e descartar corretamente as latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens;  

-Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva;  

-Tampar os ralos pouco usados com um plástico, desinfetando com água sanitária 2 vezes por semana;  

– Manter o cuidado e higienização adequada dos recipientes de água para animais, como cães, gatos e galinhas;  

– Observar criadouros internos, como ralos não utilizados, bandeja da geladeira, vasos de plantas, pois estes também representam risco. 

Estas dicas protegem não só da dengue, mas também de outras doenças como Chikungunya, febre amarela, Zika vírus, que são também transmitidas pela picada de mosquito. 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir