16 de fevereiro de 2022 as 10:49 / Educação

Educação que se constrói juntos

“Escola Cívica Municipal Professor Iraldo Ângelo Borghetti é inaugurada”

Na manhã de segunda-feira (14), a comunidade de Não-Me-Toque recebeu mais um investimento, com a inauguração da Escola Cívica Municipal de Ensino Fundamental Professor Iraldo Ângelo Borghetti.

Ao som da Banda do Exército, os estudantes da nova escola foram recebidos com honras e iniciaram o ano letivo de 2022.

A Escola de Ensino Fundamental Professor Iraldo Ângelo Borghetti já atende mais de 270 alunos que vão do 6º ao 9º ano do ensino fundamental seguindo normas específicas de Escola Cívica.

Para entregar mais esta obra aos não-me-toquenses foram investidos R$5.487.734,83, sendo destes R$3.534.000,00 de recursos provenientes do FNDE e R$1.953.734,83 de investimento com recursos próprios do município.

A nova escola conta como princípio básico o desenvolvimento ético, sólido, necessário à transformação da sociedade. A conduta moral dos estudantes refletirá através de suas atitudes, com base o respeito às normas e instituições, disciplina, na sã camaradagem, no companheirismo e na solidariedade, que se baseia nos  pilares da   Lealdade e Honestidade;  Iniciativa e Camaradagem;  Estudos e Amor à Cultura e  Respeito às Normas de Escola Cívica.

Em seu discurso, o Prefeito Gilson dos Santos saudou os professores e afirmou que sem eles nada será possível. “Investir em educação é como plantar uma árvore, você colherá os frutos no futuro. É daqui que sairão os próximos professores, administradores, vereadores entre tantas outras profissões.”

Em 2021, a Administração Municipal – Construindo Juntos investiu 27 milhões na educação, valor além do índice obrigatório. “Quando assumimos a Administração, nos deparamos com números que nos preocuparam. Nossa arrecadação ocupa lugar de destaque nacional, já nossos índices em educação estão abaixo do esperado pelo investimento que é feito. Desde então, todas as escolas da nossa rede estão recebendo investimentos. Queremos que nossos jovens cheguem com condições igualitárias, que possam dizer com orgulho que estudaram em uma escola pública de Não-Me-Toque.”

Já a Secretária Municipal de Educação, Luciana Renz afirmou que a Escola Cívica Municipal é um novo modelo de escola no município. “Estamos concretizando um sonho. A escola conta com 12 salas de aula, auditório, laboratório, refeitório, cozinha, parte administrativa, além de um amplo ginásio.”

A Diretora da Escola Cívica Municipal, Saionara Palharini espera da nova escola que ela seja fonte de inspiração. “Esperamos que esta nova escola, com um novo olhar, seja a fonte de inspiração, preparação e formação das pessoas que tornarão nossa cidade um lugar melhor para viver, pois resgataremos a ideia de que o estudo é sim a forma que temos para alcançar nossos objetivos de vida.”

A Escola Cívica Municipal ficou denominada de Escola Cívica Municipal de Ensino Fundamental Professor Iraldo Ângelo Borghetti através da lei municipal nº4.785, de 29 de novembro de 2016, alterada pela lei municipal nº5.430 de 23 de novembro de 2021.

Histórico do Homenageado:

Iraldo Angelo Borghetti, nasceu em 17 de maio de 1941, em Selbach. Desde a infância aprendeu a enfrentar as dificuldades com trabalho e fé. Ainda com os nove filhos pequenos, a família veio residir em Vila Seca, interior de Não-Me-Toque, onde Iraldo e os irmãos frequentaram a escola pública da localidade.

Sentindo o chamado à vida religiosa e com incentivo dos pais, Iraldo foi estudar no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari, onde recebeu sólida e profunda formação intelectual, humana e cristã durante sete anos. Aos 19 anos, prestou serviço militar para o Exército Brasileiro, no quartel de Uruguaiana.

De volta à Não-Me-Toque, firmou namoro com a jovem professora Orlanda Gräbin. Nessa época, Iraldo já era professor em Vila Seca e em Boa Vista. Após dois anos de namoro, decidiram se unir em matrimônio, na Igreja Matriz Cristo Rei, em Não-Me-Toque. Da união matrimonial nasceram três filhos: Luiz Estanislau, Júlio César e Ângelo. Consideravam a família o fundamento da sociedade.

Em 1980, Iraldo e a fiel companheira Orlanda buscaram a qualificação na área do magistério e se formaram juntos em Biologia, pela Universidade de Passo Fundo.

Iraldo destacou-se como professor no Ginásio São Francisco Solano, no Colégio São José Notre Dame e na Escola Sinodal Sete de Setembro. Deixou marcas na vida escolar como uma pessoa alegre, com grande capacidade de interação e comunicação com as direções, colegas e alunos. Tinha grande amor à profissão, sendo um exemplo em sala de aula e na sociedade.

Na vida comunitária teve participação ativa atuante na liturgia, no Conselho Pastoral Paroquial, na Pastoral Vocacional, no Curso de Noivos e na apresentação do programa A Hora Católica.  Também teve atuação em diretorias do Lar do Idoso São Vicente de Paulo e no Conselho Comunitário do Hospital Notre Dame Júlia Billiart.

No ano de 1994, o professor Iraldo se aposentou pelo Estado, mas continuou a dedicar ao magistério até o ano de 1999, completando 39 anos de serviços à educação e centenas de adolescentes, jovens e adultos de Não-Me-Toque e da região.

Já aposentado, gostava de reunir a família. Gostava de ler, cultivar a sua horta e viajar. Professor Iraldo Angelo Borghetti foi cometido por grave enfermidade e veio à falecer em 22 de julho de 2014. Deixou como legado a fé, a retidão de caráter, a importância de ser grato a tudo que a vida oferece.

Ascom Prefeitura de Não-Me-Toque