10 de dezembro de 2021 as 10:07 / Cultura, Turismo e Desporto

16ª Cavalgada Intermunicipal de Não-Me-Toque contou com a participação de 15 municípios.

Com o objetivo de valorizar a história, a arte e a cultura do Rio Grande do Sul, as cavalgadas são hoje um dos maiores marcos da cultura gaúcha, reunindo dezenas de cavaleiros das mais diversas regiões do estado.

Neste ano de 2021, após ser transferida, a 16ª Cavalgada Intermunicipal de Não-Me-Toque foi realizada no último final de semana, dos dias 03 à 05 de dezembro, e contou com a participação de 15 municípios, que através da organização do Grupo de Cavalgadas do CTG Galpão Amigo e dos Cavaleiros da Tradição, realizaram a abertura oficial na sede da entidade na sexta-feira (03), com a presença do Prefeito Gilson dos Santos (Maninho), o Patrão do CTG, Jorge Celito Zuffo, a vereadora Vanise Fritzen, representando a Câmara de Vereadores, além do senhor Deoclécio Wolf, representando o Presidente da Ordem dos Cavaleiros do estado, a sra. Vanderléa Belegante Nervo, coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, o sr. Vergeli de Oliveira, coordenador da 7ª Região Tradicionalista e demais pessoas que se fizeram presentes.

Durante a celebração, o CTG Galpão Amigo prestou uma homenagem aos tradicionalistas Paulo Ivanor Simor e Dirce Madalena Pereira, ambos em memória.

Paulo, natural de Passo Fundo, foi tropeiro e domados, castrador de potros e castrador de pialos. Ajudou a criar o piquete de Laçador Tordilho Negro e o piquete Vira Boi, além de ser patrão do piquete do departamento tradicionalista Clube Industrial. Em um de seus feitos, Paulo tem mais de 8.000 km de cavalgada percorridos.

Dirce era parceira de festa, apaixonada or cavalgadas, além de ser uma mulher forte que levou consigo o tradicionalismo e a eterna paixão por abrir a pista de dança e começar o fandango.

No sábado, os tropeiros cavalgaram pelo interior do município e almoçaram no Assentamento Libertação Camponesa, já no domingo, um percurso de 12 quilômetros foi realizada até o Capão Firme, em seguida os certificados foram entregues e os participantes dirigiram-se até a Praça Dr. Otto Schmidt para participar do Dia das Etnias que estava sendo realizado no local.

Confira alguns registros da cavalgada de sábado.