20 de agosto de 2021 as 14:11 / Saúde

Nota Explicativa sobre a alteração do local de vacinação, mudanças de faixa etária e transparência da vacinação

A Secretaria de Saúde Municipal informa que a alteração do local de vacinação deve-se ao maior quantitativo de doses a serem recebidas pelo município que também possibilitará a ampliação da faixa etária vigente, bem como a vacinação de grupos remanescentes. O município não mantém estoque de primeiras doses, motivo pelo qual, em alguns momentos a ampliação da faixa etária deu-se no momento da aplicação para que não restassem doses sem aplicação (ative as notificações do Instagram e do Facebook da Prefeitura de Não-Me-Toque e fique atendo as faixas vacinadas e a possíveis mudanças de faixa). E os imunizantes são aplicados tão logo são recebidos da Secretaria Estadual de Saúde.

Considerando que o Programa de Imunização contra a COVID-19 é de ordem nacional, os grupos prioritários foram definidos pelo Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19, dessa forma, sempre realizou-se a contemplação do plano em todas as etapas de vacinação no município de Não-Me-Toque. Assim, também imunizou-se população não residente no município, porém que presta serviços relevantes a população como: serviços de saúde, educação e transportes, todos priorizados no plano supracitado. E outros ao comparecerem a vacinação apresentaram comprovante de residência no município, não sendo necessária a atualização do cartão SUS.

Os quantitativos de doses recebidas e aplicadas podem ser observados no Portal da Transparência do Site da Prefeitura Municipal (atualizado todas as quartas-feiras), e também nos portais de divulgação do governo estadual. Também podemos salientar que o município de Não-Me-Toque foi o município da região Alto Jacuí com maior transparência nos dados de vacinação.

Até o momento, a SMS já aplicou 17. 444 doses, sendo 11.031 de primeira dose, o que representa 62,4% da população, 5.970 segundas doses e 443 doses únicas, equivalente a 34,8% da população de mesma faixa etária.