23 de julho de 2021 as 16:32 / Agricultura e Meio Ambiente

Executivo convoca proprietários de Caminhão Tanque que estejam interessados em prestar serviço de limpeza de fossas no município

Há aproximadamente um ano, Não-Me-Toque não conta mais com os trabalhos do autônomo que realizava a limpeza de fossas no município, desde então o serviço é realizado apenas pela Corsan, que recolhe os resíduos e dá o devido destino. O fato ocorreu devido a uma denúncia de irregularidade no descarte dos resíduos e a nas más condição de uso do caminhão que prestava o serviço.

Desde então, os não-me-toquenses teriam que pagar mais de R$ 1.000,00 para a realização do serviço, mas após um acordo feito com a Corsan, a Prefeitura disponibiliza uma estação de transbordo, onde armazena os resíduos de limpeza de fossa e o cidadão paga cerca de R$ 500,00 pelo serviço. Quando a capacidade da estação chega no limite, a Corsan providencia o transporte para a estação de tratamento em Passo Fundo. O custo é rateado entre os usuários do serviço, sendo dividido em até 10x.

Este ano, visando tornar o serviço mais acessível para a comunidade em geral, o Poder Executivo trabalha na criação de uma lei de que regulamenta a prestação do serviço de coleta de resíduos oriundos de esgoto sanitário no município, e por isso, convoca os interessados em prestar o serviço, a dirigirem-se até a Prefeitura até o dia 30 de julho para saber quais se habilitar.

Poderá se habilitar para a coleta de resíduos sanitários em âmbito municipal, a pessoa ou empresa que possua caminhão tanque com os seguintes requisitos:

I – Possua Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) e vistoria em dia;

II – Possua Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), e;

III – Possua motorista com certificado de conclusão do curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP).

Se você se enquadra nestes requisitos, dirija-se até a Prefeitura até o dia 30 de julho.

Enquanto isso, o Poder Executivo estuda os modos de providenciar em ambiente adequado, tanques de armazenamento para depósitos dos resíduos sanitários coletados, além de calcular os valores e tarifas para a coleta, descarga e armazenamento dos resíduos.