07 de julho de 2021 as 14:46 / Educação, Governo

Jovem Empreendedor, Executivo inicia o projeto que transformará o futuro de dezenas de alunos da Rede Municipal de Ensino

O Poder Executivo segue investindo na educação como um base para a formação de bons cidadãos, através de métodos que transformem a vida de crianças e adolescentes. O Projeto Jovem Empreendedor é mais um destes projetos, através da educação empreendedora, seguindo uma metodologia de ensino própria, oferecerá uma experiência única para cada aluno, aliada com a conexão do mundo real. Esse é o objetivo do Poder Executivo em parceria com o Instituto Manager, desenvolver um projeto criado no Rio Grande do Sul, que já possui milhares de alunos e vem revelando grandes talentos ao mercado.

O projeto é gratuito aos alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, com 12 meses de duração em um total de 96 horas de aula, passando por 25 cursos, nos quais os jovens desenvolvem seu próprio negócio. “O projeto proporciona o desenvolvimento completo, desde a área financeira, comercial, marketing, tecnologia, até a operação, contribuindo para o jovem identificar qual área ele se identifica. Aqueles que pretendem ser médicos ou advogados, por exemplo, têm a oportunidade de construir o projeto do seu próprio consultório ou escritório e ter experiência prática do que pode acontecer no mercado de trabalho”, explica Anderson Detogni, diretor do Instituto Manager,, parceiro e idealizador do projeto, que conta com o apoio de gigantes como o Google e Microsoft.

Os 2 primeiros meses de aula serão online e os demais presencial, com aulas ministradas por professores indicados pelas principais universidades do estado, sendo que precisam atender uma série de requisitos técnicos para se tornarem professores do Instituto, e seguirem a metodologia de ensino criada por grandes referências internacionais do mercado corporativo.

Em Não-Me-Toque, o projeto teve início no dia 05 de julho, contando com 4 turmas de 30 alunos que utilizaram o espaço da ACINT para desenvolver as atividades. Os alunos terão ainda a disposição a Incubadora da UPF, professores de alto nível, além de toda a biblioteca da universidade a disposição.

Após o período de 12 meses, os alunos que se destacarem no projeto serão encaminhados para incubadoras tecnológicas das principais universidades do estado, e terão a oportunidade de iniciar o estágio em empresas parceiras, que recebem uma avaliação completa de cada aluno, podendo desde cedo contar com jovens talentos em suas empresas.

O Prefeito Gilson dos Santos (Maninho) e o Vice-Prefeito Gilson L. Trennepohl são empresários locais e frutos de escolas públicas, acreditando que “expor os alunos a vivências do mundo real irá incentivá-los a desenvolver a veia empreendedora, além de direcioná-los para suas carreiras profissionais de maneira mais assertiva, proporcionando maiores oportunidades para o futuro desde o ensino fundamental, pois temos muitos jovens com um grande potencial empreendedor e ideias inovadoras no município, que precisam ser despertadas e lapidadas.”, desta o Prefeito de Não-Me-Toque.

Um reunião para explicação do projeto foi organizada pela Secretaria de Educação que atuou arduamente para que o Jovem Empreendedor se tornasse real.

ASCOM | Stefano Santos