01 de julho de 2021 as 16:11 / Educação, Saúde

Executivo lança projeto Integra TEA para oportunizar terapia especializada ABA para crianças e adolescentes com autismo

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, estará oportunizando terapia especializada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA, para crianças e adolescentes do município com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

A ideia surgiu quando em meio a última campanha eleitoral, Ângela Schu, mãe do jovem Mateus, entrou em contato com o hoje Prefeito Gilson dos Santos(Maninho), solicitando que o mesmo conhecesse a realidade da família ao lidar com o Transtorno do Espectro Austista do jovem Mateus.

Foi então que 6 meses após assumir o Executivo Municipal, o Prefeito solicitou que o projeto INTEGRA TEA fosse estudado e executado, nele o poder público municipal custeará, de acordo com a disponibilidade financeira, terapia ABA para crianças e adolescentes que comprovadamente fazem parte do espectro ou possuam indicação de suspeita, girando em torno de R$ 1.000,00 por criança este custo.

O tratamento inclui: avaliação baseada em ABA, elaboração mensal do Plano de Ensino Individual (PEI), orientação aos aplicadores e atendimento individual em consultório.

Os atendimentos serão realizados na sede das profissionais credenciadas, Anelise Della Senta (Carazinho) e Ana Amália Oliveira Roveda (Tapera), credenciadas através de edital público, sendo de responsabilidade da família o transporte até o consultório.

A terapia será oferecida para alunos autistas da Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental da rede pública e particular, cujas famílias possuam residência fixa em Não-Me-Toque há pelo menos um ano.

As famílias que desejarem buscar por esta terapia para seus filhos, devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, no Setor Pedagógico, para inscrição e apresentação dos seguintes documentos: laudo emitido por médico neurologista ou neuropediatra, atestando ou indicando suspeita de autismo, comprovante de residência atual e de matrícula na educação básica (níveis: Educação Infantil ou Ensino Fundamental).

Confira abaixo a live de lançamento do Projeto