09 de junho de 2021 as 11:11 / Educação, Governo

Prefeitura lança projeto “Ler e escrever, todos querem aprender” visando a alfabetização até o 3º ano do ensino fundamental

Devido ao número expressivo de alunos da Rede Municipal de Ensino que não se alfabetizaram até o 5º ano do Ensino Fundamental, apresentando dificuldades de aprendizagem, muitas delas oriundas da pandemia, o Poder Executivo, através da Secretaria de Educação, desenvolveu o projeto “Ler e Escrever, todos querem aprender”, estabelecendo ações para alfabetizar as crianças no máximo até o final do 3º ano do ensino fundamental.

Para que seja possível realizar este projeto, após identificar alunos do 2º ano que apresentem dificuldades no processo de ensino, ou alunos do 3º, 4º e 5º anos que não concluíram o processo de formação, a Secretaria de Educação terá a disposição uma professora alfabetizadora que trabalhará 40h por semana nas escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo os alunos com dificuldade durante o seu turno de aula, para que estes não tenham prejuízo na carga horário. Divididos em pequenos grupos, conforme o nível de escrita e de leitura, em salas preparadas especialmente para este projeto, com um atendimento individualizado, as chances de aprendizado serão ampliadas, possibilitando progressos significativos na alfabetização.

Para facilitar a implantação do projeto, além de uma alfabetizadora, o Poder Executivo terá uma sala adequada com materiais didáticos e pedagógicos apropriados, com painéis ou banners com letras e números, jogos pedagógicos, cópias coloridas, lápis, cadernos, borrachas, lápis de cor, e ainda alguns recursos tecnológicos como tablets interativos para exploração de jogos e atividades alfabetizadoras.

O cronograma de horários será dividido da seguinte maneira.

CRONOGRAMA DE HORÁRIOS
  2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira
MANHÃ Hora Atividade Nossa Senhora de Lourdes Santo Antônio Ernesto João Cardoso Hora Atividade
TARDE Valdomiro Graciano Nossa Senhora de Lourdes Carlos Gomes Amália Kerber Ernesto João Cardoso

Através de mais este investimento em educação, a Administração Municipal, busca possibilitar que as crianças possam ser alfabetizadas em um período mais propício, evitando dificuldades futuras.