18 de maio de 2021 as 16:46 / Educação

Prefeitura garante alimentação de qualidade e nutritiva aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Pratos lindos e coloridos agregados de muito sabor são preparados diariamente pelas mãos das Manipuladoras de Alimentos, Profissionais que fazem a diferença e contemplam um cardápio escolar muito mais saboroso e nutritivo, é o que relata a Nutricionista Responsável Técnica Francieli Andres da Secretaria de Educação.

Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando criança, a alimentação é voltada para o crescimento de ossos, pele, músculos e órgãos. Nesta fase se brinca, pula, aprende a ler e escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisa de energia necessária para todas essas atividades. É principalmente na infância que os hábitos alimentares são formados e que tendem a se manter ao longo da vida. Já a adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, marcado por intensas mudanças corporais e hormonais, período também que o adolescente chega a ganhar cerca de 20% de altura e 50% do peso de adulto, necessitando também de uma alimentação adequada uma vez que a alimentação inadequada nesta faixa etária pode acarretar risco imediato ou a logo prazo de doenças crônicas não transmissíveis (ex. hipertensão, obesidade, diabetes, etc).

Marlene Gatti, Secretária Municipal de Educação, enfatiza que é prioridade estarmos oferecendo uma merenda escolar de qualidade diariamente, buscando por alimentos diversificados e saudáveis, considerando as necessidades nutricionais de cada ciclo de ensino. “Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido por nossas manipuladoras que todo dia além de preparar o alimento colocam uma pitada de carinho.”

O cardápio escolar segue as orientações da Resolução nº 06 de 2020 do FNDE, sendo elaborados de acordo com as necessidades nutricionais de cada modalidade de ensino e estes devem ser adaptados para atender estudantes diagnosticados com necessidades alimentares e especiais tais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras. Os cardápios são compostos basicamente por:

– Leguminosas, cereais e tubérculos: feijão, lentilha, arroz polido e parboilizado, macarrão (parafuso, cabelo de anjo, de letrinhas e massa de arroz para alunos alérgicos ou intolerantes), mandioca, batata inglesa e batata doce;

– Panificados: pães (sovadinho, fatiado e integral) e bolachas (caseira, Maria, de leite e cream-cracker);

– Cárrneos: Frango (coxa e peito), carne de gado (moída e em cubos), carne suína (pernil), linguiça mista, apresuntado ou mortadela (esporadicamente) e filé de tilápia uma vez no ano (antecedendo a sexta-feira Santa);

– Produtos lácteos: Leite, bebida láctea, queijo, manteiga, além de produtos % lactose para alunos com necessidades especiais;

– Frutas: banana, maçã, mamão, laranja, morango congelado (para suco e vitamina);

– Verduras e legumes: alface, abobrinha, repolho, brócolis, couve-flor, chuchu, beterraba, cenoura, tomate, moranga amarela;

Muitos destes produtos citados (feijão, mandioca, batata doce, bolacha caseira, carnes de gado, suína e linguiça, bebida láctea, queijo, morango congelado e diversas hortaliças, além do melado, açúcar mascavo, suco de uva integral e ovos) são oriundos da compra da Agricultura Familiar  através da Chamada Pública, o que melhora muito a qualidade dos produtos adquiridos e facilita a diversificação.

Ressaltamos que nas Escolas estão sendo tomadas todas as medidas preventivas para a COVID-19, onde as manipuladoras receberam todas as instruções sobre os cuidados básicos de higiene, os cuidados no recebimento e armazenamento de alimentos, cuidados na manipulação, incluindo a desinfecção com a solução clorada de frutas e hortaliças e cuidados na hora de servir.

Abaixo algumas imagens: