14 de maio de 2021 as 14:38 / Defesa Civil, Desenvolvimento

Defesa Civil de Não-Me-Toque realiza reunião visando a prevenção contra desastres

A Defesa Civil é responsável por organizar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.

Tem o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres.

Visando a antecipação, o Poder Executivo de Não-Me-Toque, através do representante da Defesa Civil no município, Cap. Weber, realizou uma reunião na última quinta-feira (13), para tratar de assuntos relacionados as práticas que serão adotadas para previnir impactos no município. Participaram da reunião autoridades sindicatos, representantes do desenvolvimento e obras do município, corpo de bombeiros, membros do Rotary e do Hospital Alto Jacuí.

Com a chegada das primeiras chuvas, algumas casas necessitaram de reparos, lonas, dentre outras questões, que anteriormente não eram tratadas com um modelo de antecipação, mas sim de reação a qualquer fato que ocorresse, por isso, o Cap. Weber, militar da reserva, que já participou de ações em áreas precárias como o Haiti, comandará as ações da defesa civil que atuará antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Resposta; Recuperação.

PREPARAÇÃO busca desenvolver capacidades necessárias para o gerenciamento eficiente de todos os tipos de emergência e alcançar uma transição ordenada entre as ações de Defesa Civil. A preparação inclui, por exemplo, atividades de planejamento de contingências; desenvolvimento de rotinas para a comunicação de riscos; capacitações e treinamentos; e exercícios simulados de campo.
AÇÕES DE PREVENÇÃO
Ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres por meio de:
• Mapeamento de áreas de riscos;
• Construção de obras de contenção e correção;
• Capacitação da sociedade.
AÇÕES DE MITIGAÇÃO

Ações que buscam diminuir ou a limitar os impactos dos desastres para a população.

Como nem sempre é possível evitar um desastre, podemos evitar a perda de vidas e diminuir os prejuízos econômicos e sociais com diversas ações, dentre elas:

• Emissão de alertas e avisos
• Monitoramento de eventos naturais
• Evacuação de áreas de risco
AÇÕES DE RESPOSTA
Ações imediatas de resposta ao desastre para socorrer a população atingida:
• Busca e salvamento;
• Primeiros socorros;
• Assistência à população;
• Fornecimento de materiais de primeira necessidade;
• Restabelecimento dos serviços essenciais.
AÇÕES DE RECUPERAÇÃO
São ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre. Têm por finalidade restabelecer a normalidade social por meio da reconstrução ou recuperação de obras de infraestrutura danificadas ou destruídas, com foco primordial na redução de riscos.
Todas as ações de Defesa Civil ocorrem nos três níveis de governo:  Federal, Estadual e Municipal