17 de março de 2021 as 14:29 / Sem categoria

Mutirão online de renegociação de dívidas bancárias vai marcar mês do consumidor no município

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o PROCON Municipal de Não-Me-Toque, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas “, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

O objetivo dos órgãos de defesa do consumidor é reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Para isso, diante da situação atual da pandemia de COVID19, e com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, esta ação busca viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira, e com isso, o uso da internet pode ser favorável também na defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

De acordo com a Coordenadora do PROCON Não-Me-Toque Paula Samuel van Schaik, para participar do mutirão online, o primeiro passo é fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando o consumidor receberá um login e senha. Após, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

O PROCON de Não-Me-Toque orienta que, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes e que, o consumidor, em seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

O QUE É: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

QUANDO: 15/03 até 31/03

COMO: através da plataforma do site www.consumidor.gov.br

PÚBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias