22 de fevereiro de 2021 as 19:42 / Governo, Saúde

Cogestão é mantida e Não-Me-Toque poderá operar com protocolos da Bandeira Vermelha

O Governador Eduardo Leite, em live realizada no final da tarde desta segunda-feira (22), informou que não há espaço para suspender a cogestão e pediu para que os Prefeitos sejam mais enérgicos para combater a pandemia, por está razão os municípios da região de Bandeira Preta, poderão adotar protocolos de Bandeira Vermelha, deste modo, o município poderá adotar decretos para coibir pontos de aglomeração.

O Prefeito Maninho assistiu a live e vibrou após a confirmação de que a cogestão seria mantida, pois como informado pela Prefeitura anteriormente, a administração já estudava formas de conter a contaminação e punição para quem descumprir o distanciamento.

Após o pronunciamento do Governador do Estado, Maninho convocou uma coletiva de imprensa para falar sobre como o município irá trabalhar nos próximos dias. Uma das primeiras medidas tomadas pelo Poder Executivo foi a de enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores, que aplicará multas às pessoas que descumprirem as regras. A multa será de R$500,00 por pessoa que estiver no ambiente da aglomeração e de R%$ 5.000,00 para quem for o dono do estabelecimento onde a aglomeração for realizada.

Seguindo a ordem estadual, partir de terça-feira (23), das 20h às 5h, as atividades não essenciais estão suspensas em todo o estado.

O Governo estadual desligou a área da educação da cogestão, deste modo, o município não pode controlar as ações de retomada das aulas para todos os anos. Em seu pronunciamento, Eduardo Leite informou que a educação infantil e os 1ºs e 2ºs anos poderão retomar as atividades, pois são séries de formação e alfabetização.

O município informa que nesta terça-feira (23) ainda não haverá aula, pois as escolas terão que ser reestruturadas para receber os alunos.

O comércio será informado na manhã de terça-feira (23) sobre o modo de funcionamento.

Até o momento desta reportagem, você pode verificar quais são as regra do protocolo de bandeira vermelha clicando no link (https://www.estado.rs.gov.br/entenda-o-que-muda-nas-regras-do-distanciamento-controlado) – Vale lembrar que está não é a regra oficial do município, aguarde as orientações na manhã de terça-feira.

Quinta-feira haverá uma nova reunião dos Prefeitos com o Governador para tratar das questões de fiscalização da covid-19.

O Poder Executivo ficou contente pelo Governo Estadual acatar aos pedidos feitos, e pede para que cada munícipe faça a sua parte, pois havendo necessidade de atuar com protocolo de bandeira preta, a administração municipal perde qualquer poder de interferência, por isso, faça a sua parte e ajude o município a combater a pandemia do covid-19.

Assista a coletiva clicando no vídeo ao final desta matéria.

ASCOM | Stefano Santos