10 de fevereiro de 2021 as 11:28 / Educação, Governo, Saúde

Professores participam de seminário para abertura do ano letivo

Frente a tantos novos desafios e da necessidade de nos reinventarmos todos os dias, podemos seguramente afirmar, que é na união das pessoas que encontramos os melhores resultados.  Todos que aqui estão, de alguma forma, fazem a educação da rede municipal de ensino acontecer. Nós somos uma grande equipe!

Com estas palavras teve início o seminário que marcou o retorno às atividades dos professores da rede municipal. Com início às 08h 30min desta quarta-feira (10) no Ginásio Poliesportivo Nenão, o seminário respeitou todas as normas de distanciamento, mantendo no mínimo 2m de distância entre cada participante.

O protocolo foi feito pela Secretaria de Saúde através da vigilância sanitária, e executado cuidadosamente pela Secretaria de Educação.

Participaram do protocolo o Prefeito Gilson dos Santos (Maninho), o Vice-Prefeito Gilson L. Trennpohl, o presidente do Legislativo Municipal, Cristiano Farias de Lima, a Secretária de Educação e o Presidente do Conselho de educação Darci Bueno da Silva, além de secretários e demais vereadores.

Em seu pronunciamento, Marlene Gatti, secretária de educação, apresentou os servidores da limpeza, motoristas, equipe administrativa, equipes diretivas, professores e monitores que compõe a rede pública de ensino no município. Marlene destacou que todos são parte fundamental do processo de educação e formação do cidadão.

O Presidente do Legislativo Municipal, Cristiano Farias de Lima, orgulhosamente destacou que é fruto das escolas municipais, e que os professores tem grande influência no modo de vida da comunidade. O presidente colocou o legislativo a disposição para colaborar com o desenvolvimento do ano letivo em Não-Me-Toque.

O Vice- Prefeito, Gilson L. Trennepohl, evidenciou que o o professor é autoridade máxima na sala de aula, e que este valor deve ser recuperado e preservado. Gilson salientou ainda que agora os professores contaram com um suporte tecnológico, o qual não tiveram suporte durante a pandemia no ano anterior.

O Prefeito Gilson dos Santos (Maninho), frisou que a valorização dos professores, tanto na questão salarial, quanto no suporte tecnológico e pedagógico, são de grande interesse da administração. Maninho acentuou que é fruto das escolas da Rede Pública Municipal e que o plano de governo será cumprido, e que os professores merecem ser respeitados como autoridade em sala de aula.

Após os pronunciamentos oficiais, o professor com maior tempo de serviço ativo na rede municipal, Daniel Sebastiani, recebeu o Chromebook, simbolizando o equipamento que será entregue para todos os professores das escolas municipais.

Após a cerimônia oficial, os presentes puderam acompanhar uma palestra com Eduardo Tevah, um dos maiores palestrantes na área educacional, que trouxe o tema “Motivação e Atitude em tempos de mudança”.

O EQUIPAMENTO

Os projeto de incentivo ao desenvolvimento tecnológico nas escolas, inicia pela capacitação dos professores e as melhorias no acesso a informação, por esta razão, o Poder Executivo e o Poder Legislativo, se uniram para fazer a aquisição de 300 chromebooks, com sistema do Google e componentes resistentes a queda e líquidos, com poucos cliques, o professor terá acesso a todos os seus materiais para aula, além do Google Classroom, sistema utilizado para postar atividades para os alunos.

Além dos professores, cada escoa contará com um laboratório móvel, pensado para ambientar os alunos as novas tecnologias e garantir acesso a informação dos alunos que não possuem acesso à internet em suas casas, proporcionando oportunidades iguais para que todos os alunos realizem as atividades extraclasse obrigatórias.

O ANO LETIVO

Com o início das aulas confirmado para o dia 17 de fevereiro, muitos pais tem questionado sobre o retorno no formato híbrido, conforme divulgado no dia 03 de fevereiro pelo site do Poder Executivo de Não-Me-Toque.

Trechos da matéria do dia 03.02.2021

Para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (educação infantil, anos iniciais e anos finais) que optaram em participar das aulas de forma presencial, e que a turma precisar ser dividida, para contemplar o distanciamento mínimo exigido por lei, as aulas acontecerão pelo método híbrido: em uma semana 50% dos alunos participam das aulas de forma presencial e os outros 50% realizam atividades escolares em casa. Na semana seguinte o processo se inverte. Quanto à questão da avaliação de aprendizagem, este ano terá um formato diferente do praticado em 2020 e será orientado pelas escolas posteriormente.

Os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil: Arlindo Hermes, Pequeno Polegar, Infância Feliz e Ciranda da Alegria também, a partir do resultado da pesquisa, serão divididos respeitando a legislação vigente, 50% dos alunos da turma vão para a escola no turno da manhã e os outros 50% no turno da tarde, onde receberão, além das atividades pedagógicas, as refeições.

O retorno neste formato dá-se devido ao Decreto do Estado, que exige o distanciamento dos alunos de pelo menos 1,5m dentro da sala de aula e não permite que o aula passe de 4 horas consecutivas no mesmo local.

A Secretaria de Educação, juntamente com a Secretaria de Saúde não mediram esforços para que as atividades pudessem ser retomadas da melhor maneira possível, realocando os espaços, dividindo as turmas e distribuindo os alunos para que o retorno fosse possível.

Devido ao grande número de alunos na rede municipal e para que seja cumprido o decreto do distanciamento entre os alunos, as aulas retornaram no estilo híbrido para que o espaço físico comporte os alunos, respeitando o que a vigilância exige.

Dúvidas poderem ser sanadas pela Secretaria de Educação através dos números 54 3332-3388  |  54 3332-4090 |  3332-4956.

CONFIRA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO GILSON DOS SANTOS (ÁUDIO AMBIENTE)

ASCOM | Stefano Santos