04 de fevereiro de 2021 as 18:38 / Assistência Social

Família Integrada retoma oficialmente os trabalhos

O Programa Família Integrada possibilita aos seus participantes, suprir algumas carências na área da educação, profissionalização, saúde, informação, e possível encaminhamento para o mercado de trabalho, promovendo a autonomia, cidadania e autossustentabilidade da população atendida. Tais ações ocorrem a partir do estudo da realidade socioeconômica de algumas famílias do município de Não-Me-Toque, que apresentam baixa escolaridade e falta de qualificação profissional, que não possuem condições de concorrer às vagas no mercado de trabalho, bem como, não correspondem às exigências de mercado ou de desenvolver atividades associativas, para usufruir de programas de crédito disponibilizados por órgãos públicos financeiros.

O programa proporcionar aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, mais especificamente em situação de desemprego, a vivência do trabalho em equipe e a inserção em espaços sociais, buscando potencializar suas habilidades através da qualificação para o mercado de trabalho, visando sua autonomia econômica e social.

A Família Integrada é composta pelo público da assistência social, priorizando famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, pessoas em idade laboral a partir de 21 anos, mulher chefe de família e população em situação de rua e desemprego.

A Secretaria de Assistência Social e Habitação retomou oficialmente hoje as atividades do grupo que conta com 15 pessoas, sendo está a capacidade máxima desejada desde a criação do programa.

O Secretário José Aloísio de Souza (Zuzu), apresentou a equipe aos membros do grupo, e em seguida apresentou o novo coordenador do programa, Áureo da Silva, que já fez parte do programa em anos passados.

A família integrada estava realizando alguns trabalhos emergenciais desde janeiro deste ano, com a coordenação do Secretário de Assistência Social e Habitação, retomando agora com trabalhos diários, agora com um coordenador oficial.

O Secretário informou ainda que o programa é de suma importância para o município e para a comunidade, além de dignificar cada vez mais as pessoas que o compõe, por está razão, o Poder Executivo trabalhará em políticas públicas para melhorar o programa.

Em alguns dias de trabalho, o grupo realizou serviços de jardinagem em prédios públicos, como o da Prefeitura, além de reparos em canteiros centrais e no cemitério municipal.

ASCOM | Stefano Santos