03 de fevereiro de 2021 as 17:16 / Sem categoria

Secretaria de Educação anuncia o início do ano letivo de forma híbrida

A Secretaria Municipal de Educação de Não-Me-Toque, informa que o início do ano letivo da Rede Municipal de Educação será no dia 17 de fevereiro de 2021. A fim de preparar melhor as escolas para receber os alunos, foi realizada uma pesquisa junto aos pais/responsáveis dos educandos, o que possibilitou as Equipes Diretivas, a partir dos dados coletados, organizar o ambiente escolar atendendo as diretrizes estabelecidas neste período de pandemia.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Executivo Municipal e Secretaria de Saúde fizeram avanços e não mediram esforços para a volta às aulas nesse ano letivo.

Com um 2020 atípico para professores e alunos, e com a pandemia do Coronavírus perdurando em 2021, o Governo do Estado formulou uma série de diretrizes para regularizar o retorno das aulas nas redes públicas e privadas, por isso, à volta às aulas ainda não poderá ser oferecida de forma 100% presencial. As turmas serão organizadas de acordo com o que determina a legislação que institui o Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, bem como a aplicação das medidas sanitárias determinadas pelos decretos emitidos e atualizados semanalmente pelo Governo Estadual.

Para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (educação infantil, anos iniciais e anos finais) que optaram em participar das aulas de forma presencial, e que a turma precisar ser dividida, para contemplar o distanciamento mínimo exigido por lei, as aulas acontecerão pelo método híbrido: em uma semana 50% dos alunos participam das aulas de forma presencial e os outros 50% realizam atividades escolares em casa. Na semana seguinte o processo se inverte. Quanto à questão da avaliação de aprendizagem, este ano terá um formato diferente do praticado em 2020 e será orientado pelas escolas posteriormente.

De acordo com a pesquisa realizada pela Secretaria de Educação, 80% dos pais/responsáveis demonstraram interesse no retorno das atividades, e 20% optaram por não retornar de forma presencial, desde então o Executivo, a Secretaria de Educação e o Legislativo municipal, buscam alternativas para atender a demanda, limitada em 50% pelo governo estadual.

Para a Secretaria de Educação, é de extrema importância o aprendizado de todos os níveis, seja educação infantil, anos iniciais ou finais, como por exemplo o 9º ano, que deixará a rede municipal e levará consigo o aprendizado e o nome da instituição que o guiou até está transição para o ensino médio, ou ainda, os anos iniciais como 1º,2º e 3º, onde será dado prioridade para o desenvolvimento da escrita, leitura, produção e interpretação de textos, que serão necessários não apenas durante a vida acadêmica, mas também para a formação de um bom cidadão.

Para poder atender a todos com igualdade, uma parceria entre o Poder Executivo, Secretaria de Educação e Poder Legislativo de Não-Me-Toque se formou, tornando possível a aquisição de 300 chromebooks. Esses computadores irão suprir a necessidade tecnológica das escolas da rede municipal de ensino e facilitarão o trabalho do professor, além de auxiliar na aprendizagem dos alunos.

De modo prático, os professores receberão um chromebook e treinamento para que possam ministrar as atividades e preparar aulas utilizando de ferramentas tecnológicas dinâmicas, que facilitem a interação com os alunos e aumente a qualidade do ensino. Cada escola contará também com um laboratório móvel, onde uma série de chromebooks estará disponível para utilização em sala.

O horário de funcionamento para as escolas da rede municipal será, pela parte da manhã, das 7h30min às 11h30min e na parte da tarde das 13h20min às 17h20min.

Os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil: Arlindo Hermes, Pequeno Polegar, Infância Feliz e Ciranda da Alegria também, a partir do resultado da pesquisa, serão divididos respeitando a legislação vigente, 50% dos alunos da turma vão para a escola no turno da manhã e os outros 50% no turno da tarde, onde receberão, além das atividades pedagógicas, as refeições.

O horário de atendimento nessas escolas será:

Turno da manhã: 6h50min às 12h

Turno da tarde: 13h às 18h.

Nos dias 08 e 09 de fevereiro os pais ou responsáveis deverão comparecer na escola, onde seus filhos estiverem matriculados, para assinar o “Termo de Responsabilidade”, independente de optarem pela aula presencial ou de forma remota. Nesse dia poderão também tirar dúvidas.

Os pais das escolas Carlos Gomes e Amália Kerber, que moram na cidade, poderão ir na Secretaria Municipal de Educação, que fica no prédio em cima do Banco do Brasil, das 08h às 18h 30min sem parar ao meio dia, para realizar a assinatura do referido documento.

Desejamos a todos um ótimo ano de 2021.

ASCOM | Stefano Santos