28 de janeiro de 2021 as 17:14 / Educação

Cozinheiras lotadas na Secretaria de Educação recebem treinamento

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2021, as cozinheiras lotadas na Secretaria Municipal da Educação participaram de uma formação coordenada pela Nutricionista Francieli Andres e Secretária Municipal de Educação Marlene Gatti.

Além de Resoluções e Boas Práticas foram elaboradas preparações saudáveis com o objetivo de estar ofertando no cardápio escolar.  As receitas escolhidas são simples, fáceis de fazer e com ingredientes básicos que temos disponíveis na alimentação escolar, porém com alto valor nutricional, pois são preparações ricas em fibras, vitaminas e minerais que auxiliam na promoção da qualidade de vida e alimentação saudável aos nossos alunos, destaca a Nutricionista.

A Secretária Marlene salienta que “Todos somos educadores e temos um papel muito importante no espaço escolar que é transmitir o nosso conhecimento, seja em qual área atuamos, e o trabalho das cozinheiras é muito importante porque além do preparo da alimentação escolar, tem todo o processo do cuidado e carinho para com o alimento que está sendo servido.”

A Nutricionista realiza visitas periódicas nas unidades escolares, orientando as manipuladoras em relação à execução dos cardápios, armazenamento adequado dos alimentos, higiene pessoal, dos alimentos e equipamentos, riscos de contaminação e quanto ao preparo e distribuição dos alimentos.

A comunidade também está envolvida por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento ao governo municipal, para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde realizam visitas periódicas às Escolas.