A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
04 de junho de 2020 as 11:41 / Saúde

Equipe de monitoramento de pacientes auxilia no controle de novos casos de Covid-19

Entre as várias ações promovidas para proteger a população e combater a pandemia do coronavírus, uma delas vem se tornando a principal arma da a Secretaria Municipal de Saúde no controle de novos casos, o monitoramento! Desde os três primeiros casos confirmados no dia 18 de Abril, a secretaria tem uma equipe focada no acompanhamento dos pacientes que foram avaliados e notificados como casos suspeitos da Covid-19, bem como aqueles que tiveram contato com casos positivos e que estão em isolamento domiciliar.

As profissionais da saúde monitoram diariamente, via telefone, pacientes que estão nos seus domicílios. As ligações são feitas durante toda a quarentena. O objetivo é avaliar os sintomas e o quadro do paciente, seguindo os protocolos do Plano de Contingência elaborado pela Secretaria de Saúde e também da Nota Informativa do Centro de Operações de Emergências (COE) do Rio Grande do Sul (RS).

Por meio de um questionário, os profissionais de saúde avaliam a evolução do quadro clínico e fazem as devidas orientações sobre o isolamento domiciliar, ou indicam o paciente a se dirigir para UBS Sentinela localizada no Bairro Martini.

Tal ação de monitoramento faz com que o contágio da doença seja contido, uma vez que possíveis novos casos já são isolados e monitorados, assim como as pessoas com quem estes pacientes tiveram contato. Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde registra uma estabilidade nos números do Covid-19, com menos casos sendo confirmados e até 5 dias sem nenhum aumento de pacientes infectados.

“A equipe monitora diariamente e, com isso, detecta precocemente os sinais de agravamento da doença. Nesse cenário de isolamento, de não poder ter contato físico com as pessoas, o monitoramento via telefone otimiza o trabalho da saúde. A população está sendo assistida em tempo real, as atualizações estão sendo feitas constantemente”, destacou Secretário de Saúde Marco Costa.

Menos confirmações não significa descuido!

A Secretaria de Saúde reforça que população tem um papel fundamental no combate ao Coronavírus, seguindo as orientações básicas como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.



Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir