A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
31 de maio de 2020 as 10:00 / Saúde

31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco!

O Dia Mundial sem Tabaco –31 de maio –foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pela divulgação e comemoração da data.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.  Dados recentes (OPAS,2019) mostram que o consumo de tabaco e seus derivados mata cerca de 8 milhões de indivíduos a cada ano.  A campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2020 é uma oportunidade anual para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco, da exposição ao fumo passivo e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

No Brasil, por exemplo, estima-se que 438 pessoas morrem por dia em decorrência do consumo do tabaco. Além disso, o tabagismo tem papel de destaque no agravamento da crise do coronavírus, já que pode ser considerado um fator de risco para as formas mais graves da Covid-19 (doença causada pelo vírus).  Fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. Além disso, o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.

Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar. Sendo assim, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.  Isso acontece provavelmente porque, em geral, os fumantes já apresentam doenças pulmonares ou capacidade respiratória reduzida, além de complicações cardiovasculares relacionadas ao tabagismo. Outra possível explicação seria o impacto nocivo que as substâncias tóxicas da fumaça do tabaco ocasionam no sistema imunológico dos fumantes, tornando-os mais suscetíveis a desenvolverem infecções virais, bacterianas e por fungos.

A campanha do Dia mundial sem Tabaco 2020 do INCA será uma campanha de divulgação do tema TABAGISMO E CORONAVÍRUS (COVID-19) para alertar a população brasileira sobre o uso de produtos de tabaco como fator de risco para transmissão do coronavírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19, incentivando assim que fumantes parem de fumar e desestimulando também a iniciação do consumo de produtos de tabaco por crianças, jovens e adolescentes. Aproveite essa data para repensar seus hábitos e valorizar sua saúde.

O Município oferece auxílio para aqueles que desejam parar de fumar, através dos grupos de apoio ao tabagista que ocorrem durante o ano. Mantenha-se informado, busque fontes seguras de informação e nos auxilie a combater o tabagismo em nossa cidade.

Fonte: Nota Técnica – Dia Mundial Sem Tabaco 2020 (INCA).

Adaptação: Tomas Camargo Duarte – Psicólogo


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir