27 de abril de 2020 as 15:13 / Saúde

Conselho Municipal de Saúde aprova aquisição de mais um Carro Anestésico

Telereunião tratou a respeito de investimentos na Saúde do Município para enfrentamento ao Covid-19

Em virtude da Pandemia do Corona Vírus – Covid-19 e em virtude de demanda da Secretaria Municipal de Saúde, os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) foram convocados e orientados, através da Sala dos Conselhos para participarem de uma Telereunião no dia 22 de Abril, uma vez que conforme Recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Decreto Municipal, Estadual, sejam suspensas atividades que possam ser caracterizadas como aglomeração de pessoas, a fim de evitar a propagação do vírus, não sendo possível assim, a realização da reunião presencial.

Dentre as pautas da reunião estiveram o Plano de Trabalho do Hospital Notre Dame Júlia Billiar que foi apresentado pelo Secretário Municipal de Saúde Marco Costa. O Plano de Trabalho entregue pelo Hospital que visa a aquisição de mais um Carro Anestésico – respirador artificial que servirá como suporte no atendimento de pacientes que apresentarem os sintomas do Covid-19, uma vez que a unidade hospital de referência municipal para este atendimento é o Hospital Notredame Júlia Billiart.

O valor total do Plano de Trabalho é de R$ 158.000,00, sendo que R$ 50.000,00 são de recursos público municipal, R$ 52.000,00 recursos do poder judiciário e R$ 56.000,00 de contrapartida da Entidade. Salienta-se ainda, que passada a Pandemia Covi-19, o equipamento deverá ser utilizado para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde, em procedimentos que demandem sua utilização. O Plano de Trabalho foi aprovado por todos os conselheiros, participantes da Telereunião.

“Realizamos esta telereunião pela primeira vez tendo em vista que trata-se de recursos públicos que também serão aplicados na aquisição de mais este carro anestésico e por isso é necessária a aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Além da aprovação do plano de trabalho, foi uma oportunidade para trocar ideias a respeito do enfrentamento do Covid-19 em Não-Me-Toque” explica o Secretário de Saúde Marco Costa.

Os Conselheiros ainda sugeriram ao Secretário Marco que solicite a Administração Municipal que decrete como obrigatório o uso de máscara de proteção em estabelecimentos e locais de acesso público.